A PADARIA FAMILIAR PORTUGUESA QUE PÕE OS PASTÉIS DE NATA NA REDE DE SUPERMERCADOS ‘WHOLE FOODS’

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Um dos doces mais conhecidos de Portugal, o pastel de nata, chega às prateleiras da rede norte-americana de supermercados ‘Whole Foods’ pelas mãos da padaria ‘Jordan’s Bakery’. O estabelecimento familiar, fundado há 32 anos por emigrantes da zona de Figueira da Foz, está localizado numa esquina da Fleming Avenue, no Ironbound.

“Fomos a primeira padaria portuguesa a entrar no ‘Whole Foods’”, revela, com natural orgulho, a co-proprietária Ana Jordão. “Os nossos pastéis de nata são muito populares e somos nós quem, desde há alguns meses, os fornecemos a eles. Todas as unidades do nordeste têm acesso aos nossos produtos; depois, depende de cada gerência encomendá-los ou não.”

As proprietárias Helena e Ana Jordão – mãe e filha – à entrada do estabelecimento

Ana Jordão diz que “pelo menos dez supermercados” da marca na zona metropolitana de Nova Iorque têm disponíveis os pastéis de nata da ‘Jordan’s’.

A ‘Jordan’s Bakery’ deve os seus primórdios ao casal António e Helena Jordão, que a criaram em 1989 – com a colaboração dos filhos Lígia, Nuno, ToZé, João e Pedro. Com o passar dos tempos, uns seguiram outros caminhos profissionais e a morte levou António; tudo se conjugou para que Ana, em plena pandemia, viesse a assumir os destinos do negócio, em dupla com Helena.

“A minha mãe estava em Portugal quando a pandemia começou e ficou lá retida vários meses e eu, que estava como responsável regional de vendas de uma marca de leite em pó, acabei por ir para o desemprego – pelo que resolvei aceitar o desafio de ficar à frente da padaria.”

Com a Páscoa à porta, começa a corrida ao popular (e muito apetecido) folar da ‘Jordan’s’ – “feito com a mesma receita há 32 anos”, nota Ana. “Mas depois temos todo um conjunto de doces a complementar, desde pão-de-ló, massa folhada com ovos moles, a tripa de Aveiro, ovos da Páscoa da ‘Vianense’, amêndoas de Portugal e muito mais.”

“Fomos a primeira padaria portuguesa a entrar no ‘Whole Foods’”, revela, com natural orgulho, a co-proprietária Ana Jordão. “Os nossos pastéis de nata são muito populares e somos nós quem, desde há alguns meses, os fornecemos a eles. Todas as unidades do nordeste têm acesso aos nossos produtos; depois, depende de cada gerência encomendá-los ou não.”

A padaria faz entregas pelo correio em todo o país e directamente ao domicílio em vários condados de New Jersey – incluindo Essex, Union, Hunterdon e toda a região sul. Apesar de funcionar todos os dias da semana (de segunda a sábado das 5:00am às 3:00pm e domingo das 6:00am à 1:00pm), vão encerrar no dia de Páscoa “para descanso do pessoal.”

O falecido António Jordão emigrou de Louriçal para Newark na década de 80; mestre de padaria desde os 13 anos, passou pelas grandes casas de panificação no Ironbound até criar a ‘Jordan’s Bakery’.

As proprietárias Helena e Ana Jordão com parte da sua equipa de trabalho

Para a matriarca da família, “a Páscoa é uma época de saudade que nos dá força para continuar com a padaria”, diz, emocionada, Helena Jordão. “Era disto que o meu marido gostava e era isto que o faz feliz.”

Com um sorriso largo, Ana acrescenta: “A nossa tradição de Páscoa é trabalhar. Trabalhar em equipa e pôr as mãos na massa, literalmente. Mas sempre nos divertimos imenso e torna-se muito gratificante por sabermos que há muita gente que aprecia o nosso produto e a sua qualidade.”

À mesa de Páscoa dos Jordão, não falta “o cabrito, marisco, aletria e a doçaria da nossa padaria. É uma Páscoa muito portuguesa”, avança Helena Jordão.

🥖JORDAN’S BAKERY/SWEET PORTUGAL

Onde fica?

27 Fleming Avenue

Newark, NJ 07105

☎️(973) 465-5402

E-mail: bakeryofportugal@gmail.com

www.doordash.com/store/jordan-s-bakery-newark-374008