A primeira visita do Presidente Biden ao Japão

Esta primeira visita de Joe Biden ao Japão, enquanto Presidente dos Estados Unidos, é a segunda etapa da viagem de Biden à Ásia, que já teve uma primeira paragem na Coreia, onde se encontrou, em Seul com o seu homólogo, Yoon Suk-yeol.

O momento protocolar mais importante da agenda é a visita do Presidente dos Estados Unidos ao imperador Naruhito. Depois de ser recebido pelo imperador, Biden reuniu-se com o primeiro-ministro, Fumio Kishida, para discutirem a capacidade militar do império do Sol Nascente face à crescente capacidade bélica de Pequim.

Pouco depois de ter aterrado em Tóquio, o Presidente Biden encontrou-se com empresários nipónicos na residência do embaixador dos Estados Unidos em Tóquio.

Participou neste encontro, de acordo com informações da agência Reuters, o presidente da Toyota Motor Corp, entre outros.

O Quad é um grupo “regional” que reúne quatro países da região Indo-Pacífico: Japão, Austrália, Índia e Estados Unidos. Em comum, estes países “compartilham valores fundamentais e estão empenhados no fortalecimento de uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito”, lê-se no site que esta organização criou para o ‘Encontro Tóquio 2022’.