ACÇÃO HUMANITÁRIA: UNICEF pede quase 100M para ajudar 173 milhões de pessoas
A UNICEF pediu hoje financiamento de emergência no valor de 10,3 mil milhões de dólares (97,5 mil milhões de euros) para dar assistência a mais de 173 milhões de pessoas, incluindo 110 milhões de crianças. De acordo com um comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância, este financiamento de emergência intitulado “Ação Humanitária para as Crianças”, será dirigido a pessoas afectadas por crises humanitárias, pelos efeitos prolongados da pandemia da covid- 19 em todo o mundo e pela crescente ameaça de graves fenómenos climáticos.
“Actualmente, há mais crianças a precisar de assistência humanitária do que em qualquer outro momento da história recente”, afirmou a directora executiva daquela agência da ONU, Catherine Russell.
De acordo com a UNICEF, o ano que termina daqui a menos de um mês começou com uma estimativa de 274 milhões de pessoas necessitadas de assistência e protecção humanitária no mundo.
Ao longo do ano, estas necessidades aumentaram consideravelmente, em grande parte devido a conflitos, incluindo a guerra na Ucrânia, à crescente insegurança alimentar, às ameaças de fome causadas pelo clima.