Activistas pressionam mudança da idade eleitoral para 16 anos no Estado Jardim 

Baixar a idade eleitoral em New Jersey é constitucional e “possível”. A possibilidade de jovens de 16 e 17 anos votarem poderia favorecer o surgimento de uma nova geração de eleitores vitalícios, favorecendo toda a população, afirmam os activistas. Um deles destacou que na Guerra do Vietname, inúmeros jovens de 18 anos foram “enviados para morrer e sem ter voz”. 

Na semana passada, um relatório da ONG, Instituto em Prol da Justiça Social (NJISJ) destacou a luta que outros activistas tem travado nos últimos anos: baixar a idade eleitoral em New Jersey. 

“Seja a questão da segurança relacionada às armas, os direitos LGBTQIA+ ou simplesmente a possibilidade de aprender a verdade sobre a história do racismo e escravidão do país, os jovens são afectados directamente e diariamente pelas autoridades escolares e políticas municipais”, disse o grupo. 

“Nós sabemos que eles (jovens) se importam, pois os vemos falar sobre o assunto todos os dias”, acrescentou o NJISJ. “Eles são engajados, curiosos, interessados e preocupados. Ainda assim, esses mesmos jovens não possuem voz no que diz respeito a escolher os seus representantes, os quais decidem as políticas que afectam suas vidas, seus futuros e o mundo que os cerca, o qual seus entes queridos herdarão”. 

“Nós podemos mudar isso”, disse a ONG. 

Muitos estudantes universitários e do secundário em New Jersey conversaram com o NJISJ durante a pesquisa de opinião e pediram aos outros residentes para abraçar a causa. 

“Se as crianças são velhas o suficiente para serem forçadas a dar à luz, então, elas deveriam ter o direito de votar contra ou a favor das políticas que as afectam”, disse a estudante universitária Lelah Tekhna.

Outro argumento a favor da mudança na idade eleitoral: Tributação sem representação, acrescentou um aluno do liceu ao NJISJ. 

“Jovens de 16 e 17 anos são velhos o suficiente para trabalhar e pagar impostos, mas actualmente não possuem voz em relação as leis e políticas que os afectam”, destacou o jovem. 

Outro dos jovens que acreditam na campanha incluem o estudante, Sam Altman, que pediu aos “Baby Boomers” (pessoas nascidas entre o final das décadas de 40 e início de 60) durante a Guerra do Vietname que se lembrem da 26o. Emenda Constitucional, esta baixou a idade eleitoral para 18 anos em 1971. 

“Os estudantes da era do Vietname protestaram a favor da mudança da idade eleitoral para 18 anos, pois jovens de 18 anos estavam a ser enviados para morrer e não tinham voz”, lembrou Altman. “Bem, agora, jovens de 16 e 17 anos estão a ser mortos, literalmente atacados e, figurativamente, não possuem um assento à mesa. Somos marionetas no cenário político e sem meios de nos proteger”. 

O tema ainda gera polémica e alguns especialistas discordam: 

Entretanto, nem todos concordam com a mudança da idade eleitoral. Alguns especialistas acreditam que tais jovens ainda não são maduros o suficiente para participarem no processo político e eleitoral, portanto, o tema tornou-se controverso e assim mantem-se o impasse.