Actualização de requisitos nos voos entre Portugal e os EUA

As restrições de viagem de prevenção contra o Corona vírus continuam a ser aliviadas. Com a chegada do verão e das férias, mais pessoas procuram viajar e os governos tentam facilitar o processo de circulação entre países. 

Na passada semana, os requisitos de entrada nos Estados Unidos foram, então, reformulados.

Os passageiros que  viajam de Portugal continental para os Estados Unidos estão agora isentos de apresentar teste negativo à COVID-19. 

No entanto, passageiros sem nacionalidade americana ou autorização de residência permanente (greencard), necessitam apresentar comprovativo de vacinação.

Já os passageiros que estejam vacinados e viajam dos Estados Unidos para Portugal, apenas precisam de apresentar o certificado de vacinação COVID-19, que indique que foram totalmente vacinados pelo menos 14 dias antes da chegada a Portugal incluindo no mínimo duas doses. Sendo que a última terá de ter sido tomada no máximo 270 dias antes da chegada a Portugal.

Todavia, caso a dose de reforço (booster) tenha sido tomada dentro dos 180 dias anteriores à chegada a Portugal, os passageiros também ficarão isentos de apresentar teste negativo à COVID-19. 

Por outro lado, todos os passageiros não vacinados e maiores de 12 anos que entrarem ou transitarem em Portugal terão de apresentar um resultado negativo de um teste de antigénio COVID-19 realizado no máximo 24 horas antes da partida ou um resultado negativo de um teste COVID-19 NAAT, PCR ou RT-PCR realizado no máximo 72 horas antes da partida.

Estas alterações, mais do que facilitar a preparação de viagem, reduzem o tempo de espera nos aeroportos, bem como a alocação de recursos quer no processo de partida, quer no de chegada. 

Assim, as férias chegarão ainda mais rápido.