Administração Biden-Harris premeia cidade com $4 Milhões

Entre 175 cidades concorrentes ao plano de ajuda para habitação acessível do governo Biden-Harris, Newark foi a única seleccionada a receber o apoio económico no valor de 4 milhões de dólares. A novidade foi recentemente avançada pelo Presidente da Câmara da cidade, Ras J. Baraka.

O PRO Housing – Pathways to Removing Obstacles to Housing – é um novo programa federal que providencia fundos a comunidades que têm demonstrado progressos em remover barreiras no acesso à habitação mais acessível, seja na sua construção, preservação na redução dos custos envolvidos no acto de possuir uma casa.

Localizada em uma das regiões residenciais mais caras do país, a cidade de Newark utilizará o fundo PRO Housing para continuar a implementar actualizações nas regulações local qaunto à utilização de propriedades (NJZLUR), o que fará agilizar o processo de construção e acesso a este tipo de residências.

Em comunicado, o ‘mayor’ Ras J. Baraka, declarou: “Criar rendas mais acessíveis e tornar alcançável para os residentes de Newark, possuírem residência própria, é uma das maiores prioridades da cidade, partindo da ideia de que ninguém consegue ter a estabilidade necessária para o seu crescimento pessoas e liberdade, sem um lar fundamentado, confortavelmente seguro e acessível. Somos gratos à administração Biden-Harris por este fundo, que marca uma mudança na atenção federal, que reflete necessidades críticas na nossa cidade e em outras pelo país fora”.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, também partilhou algumas palavras: ”O presidente Biden e eu, acreditamos que casa norte-americano merece ter o acesso a uma habitação acessível, de forma a que possuam um tecto por cima das suas cabeças e um local ao qual podem chamar de lar. Esta é a razão pela qual nós planeamos construir milhões de novos apartamentos de baixo custo em comunidades de todo o país, o que ajudará a reduzir o custo das rendas para os residentes e ajudará mais norte-americanos a terem uma casa própria. Hoje, estou especialmente orgulhosa de anunciar que estamos a dar um passo importante ao investir $85 milhões para ajudar mais de 20 comunidades a remover estas barreiras (…)”.