ADMINISTRAÇÃO BIDEN SIMPLIFICA TESTE DE CIDADANIA – A PARTIR DE 19 DE ABRIL
Se vai fazer o teste de cidadania americana nos próximos tempos, não precisa de se preocupar com as medidas tomadas pela ex-administração republicana de Donald Trump que visava dificultar o acesso dos emigrantes à nacionalidade.
Esta semana, a administração democrata do presidente Joe Biden anunciou – através dos U.S. Citizenship and Immigration Services – que anulou as medidas que criavam ainda mais barreiras – sobretudo a quem não domina o inglês por completo – à obtenção da cidadania americana, aumentando pelo dobro o número de questões a responder no teste.
O teste complicado pela anterior administração deixa de ter efeito depois de 19 de Abril deste ano. Até lá, quem aplicar para a nacionalidade americana poderá optar pelo teste de 2020 (mais difícil) ou a versão antiga de 2008, com menos perguntas.
O governo de Trump anunciou a 1 de Dezembro do ano passado o novo teste de cidadania, com 20 perguntas no total e com os candidatos a cidadãos a terem que responder correctamente a 12 questões (em 128 hipóteses) para passarem.
Já o teste de 2008 inclui apenas dez perguntas com 100 hipóteses e, para passar, eram necessárias apenas seis respostas certas.
Muitas vozes do movimento cívico norte-americano acusaram a administração Trump de terem politizado o teste, substituindo, por exemplo, o termo ‘cidadão’ em substituição de ‘pessoa’.
Um exemplo na mudança de perguntas dizia respeito ao número de estados que pertenceram ao grupo original de 13 que formaram os Estados Unidos; no teste de 2008, bastavam três respostas certas; no de 2020, são necessárias cinco.