Aeroporto sofre atrasos devido à mudança de localização dos seus controladores de tráfego
Segunda-feira (29) ficou marcada pelo segundo dia consecutivo de atrasos no aeroporto Newark Liberty International, devido à escassez de controladores aeroportuários.
A Administração Federal Aérea (FAA) viu-se obrigada a abrandar o fluxo de tráfego dirigido ao aeroporto devido a preocupações relacionadas com a segurança, levando a que consequentemente, houvessem voos a aterrar com mais de uma hora de atraso.
A falta destes tipo de profissionais é um problema a nível nacional com que a FAA tem que lidar. Segundo a mesma, existem apenas 3 mil em todos os EUA.
Problemas relacionados com o staff raramente provocam atrasos, no entanto, não os torna impossíveis. Exemplo disso foram os ocorridos na semana do feriado do 4 de Julho.
Já tem sido noticiado há vários meses que a FAA estava a planear realocar para a Filadélfia os controladores responsáveis pelo aeroporto de Newark. Esta mudança foi finalmente concretizada no fim-de-semana passado, tendo como consequência atrasos durante o dia de domingo e segunda-feira.
A administração declarou que esta mudança foi tranquila, mas viu-se obrigada a reduzir o número de operações enquanto que os trabalhadores se mudam e adaptam à sua nova realidade.
O sindicato de controladores lutou arduamente contra esta mudança pois consideravam que levava a uma maior escassez de staff.
No entanto, a FAA considerou que a mudança acabará por ajudar os trabalhadores, já que permitirá que estes treinem ainda mais futuros colegas. Apesar da mudança de local, o staff de Newark ainda continuará a ser responsável pelo mesmo aeroporto.
Enquanto isto, os viajantes acompanhavam de perto a situação e mantinham-se atentos às suas caixas de correio electrónico.
Alguns clientes da empresa United receberam mensagens a explicar a situação, dizendo que “potencialmente poderiam levar a atrasos e filas de táxis maiores”.
Outros partiram sem respostas.