Airport de Newark ganha prémio equivalente a uma “estrela Michelin”
O novo Terminal A do Aeroporto Internacional Newark Liberty acabou de receber um prêmio que é o equivalente a ganhar um Oscar ou receber uma estrela Michelin.
O Terminal A de $2,7 bilhões, inaugurado há um ano, recebeu uma prestigiada classificação de 5 estrelas da Skytrax, uma empresa de classificação da indústria da aviação.
Colocando este prêmio em perspectiva, apenas outros dois terminais de aeroportos na América do Norte receberam a mesma classificação — sendo um deles o novo Terminal B do Aeroporto de LaGuardia, que recebeu a classificação em Março de 2023.
O novo Terminal A substituiu o construido há 50 anos, antes da adopção dos padrões de segurança actuais. A falta de espaço de triagem suficiente, além de outras questões, levaram à sua substituição.
“Esta classificação (de terminal de aeroporto de cinco estrelas) é uma conquista fabulosa para o Terminal A no Aeroporto Internacional Newark Liberty, sendo apenas um dos 22 aeroportos e terminais em todo o mundo, e um dos apenas três na América do Norte, a alcançar a mais alta classificação ”, disse o CEO da Skytrax, Edward Plaisted, em um comunicado.
Aeroportos, terminais, companhias aéreas e lounges de aeroportos são classificados numa escala de um a cinco após uma auditoria.
“O Terminal A no Aeroporto Internacional Newark Liberty oferece uma excelente variedade de instalações para passageiros, fácil orientação do cliente, excelente sinalização e altos padrões de serviço de equipas”, disse Plaisted, completando que “os excelentes recursos multimédia oferecem um factor único e diferenciador”.
Rick Cotton, Director Executivo da Autoridade Portuária, chamou a classificação Skytrax de “a última validação do esforço da autoridade para construir terminais de classe mundial” nos seus três principais aeroportos da área metropolitana.
O Terminal A abriu oficialmente ao público em 12 de Janeiro de 2023, quando os primeiros 21 portões e lojas abriram nas alas leste e oeste, seguidos por 15 portões que a ala sul abriu em Agosto.
Foi usado por 15 milhões de passageiros no seu primeiro ano de operação, 5 milhões a mais do que o terminal de 50 anos que substituiu. Também viu abrir três lounges de companhias aéreas no ano passado, com um quarto lounge premium, o novo lounge American Express Centurion, programado para abrir em 2026.
O novo terminal ganhou o seu primeiro grande prêmio em Dezembro, quando foi premiado com o Prêmio Especial Versailles da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura de 2023 pelo design exterior do terminal.
O Terminal A foi seleccionado para o prêmio da UNESCO entre seis outros indicados em três continentes diferentes, na categoria de aeroportos.