ALBERTO SANTOS JÁ É JUIZ DO TRIBUNAL SUPERIOR DE NEW JERSEY

Por HENRIQUE MANO | News Editor

A nomeação de Alberto Santos para o Tribunal Superior do estado de New Jersey, emanada do Governador Phil Murphy, foi aprovada esta 2.ª feira pelo Comité de Justiça do senado estadual em Trenton e, posteriormente, perante todo o corpo de senadores do estado.

Desta forma, o agora ex-‘mayor’ de Kearny, NJ tornou-se oficialmente juiz daquela instância e irá cumprirá um primeiro mandato de 7 anos.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Alberto Santos já apresentou a demissão do cargo de ‘mayor’ em Kearny para poder ocupar o posto de juiz

Contactado pelo jornal LUSO-AMERICANO, Alberto Santos adiantou ter formalizado no mesmo dia – como exige a lei – a sua demissão do cargo de Presidente da Câmara junto da secretária municipal.

A juíza municipal luso-americana Ana Paula Esteves, de Newark, por outro lado, também indicada pelo Gov. Murphy para o mesmo órgão, não viu a sua audiência perante o senado avançar neste verão e o seu processo voltará a Trenton lá para Setembro.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O edifício onde funciona o Tribunal Superior de NJ no condado de Hudson, em Jersey City

Relativamente a Kearny, o partido democrata local seleccionou a vereadora Carol Jean Doyle como sucessora interina de Santos e que irá seguir para as eleições de Novembro próximo, para que termine os 2 anos de mandato que restam ao ‘mayor’ Santos.

Alberto Santos nasceu em Caracas, na Venezuela, para onde os pais, Doralice Cravo dos Santos e Domingos Soares dos Santos, imigraram na década de 1950, oriundos da Murtosa; tinha 5 anos quando a família se fixou em Newark, NJ, transitando em 1979 para a vizinha Kearny. Depois da Ann Street School e do Essex Catholic, tirou Relações Internacionais na Georgetown University a pensar na carreira de diplomata, mas, ao descobrir a paixão pela advocacia, segue direito na NYU. Após 8 anos de trabalho como advogado, em 1998 concorre a vereador em Kearny e, um ano depois, chega a ‘mayor’ também por força do voto popular.

Alberto Santos foi indicado pelo Governador Phil Murphy (D-NJ)

“É uma honra tremenda poder dar continuidade à minha carreira de servidor público como juiz”, reagiu Alberto Santos ao falar ao nosso jornal. “Para chegar aqui, contei com o apoio de muitos familiares e amigos e, claro, da comunidade portuguesa de New Jersey.”