ALIMENTAÇÃO: Investigadores tentam criar proteínas à base de plantas
Investigadores dos Estados Unidos analisaram métodos para criar proteínas à base de plantas, de forma a fornecerem mais opções para pessoas que pretendem evitar dietas à base de carne.
Os investigadores explicaram que, apesar de o sector alimentar baseado em plantas estar a crescer, os produtos de origem vegetal precisam de ser fortificados com micronutrientes que estão naturalmente presentes na carne animal, leite e ovos, incluindo a vitamina D, cálcio e zinco.
David McClements, líder da investigação, afirmou ainda que muitos produtos de carne altamente processados à base de plantas são pouco saudáveis porque estão cheios de gordura saturada, sal e açúcar.
Como tal, esta investigação teve como objectivo tornar os alimentos processados mais saudáveis, concebendo os mesmos para que tenham todas as vitaminas e minerais necessárias e tenham componentes promotores de saúde como fibras dietéticas e fitoquímicos.
Os investigadores concluíram que pretendem criar novas proteínas que sejam mais saborosas, mais baratas e saudáveis para que seja mais fácil incorporar as mesmas nas dietas à base de plantas.