ALUNOS DA NJIT TIVERAM AULA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO E ENGENHARIA EM OBRA DE EMPRESA LUSO-AMERICANA NO IRONBOUND

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O professor Frank Golon, afecto ao Departamento de Engenharia Civil da conceituada NJIT (New Jersey Institute of Technology), sediada em Newark, desenvolveu uma parceria com três empresas luso-americanas no sector da construção civil por forma a proporcionar aulas práticas aos seus alunos. Nesse âmbito, Golon vai levar meia centena de futuros profissionais à obra a decorrer presentemente no 568 da Market Street, a cargo das firmas City Bay C & P Builders (a construtora principal), Concrete Systems, como sub-empreiteira, e SRG Framing.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O encarregado de obras Tony Pereira Jr. e o Prof.º de Engenharia Civil Frank Golos, da NJI, no local da obra visitada

“Duas das disciplinas que ensino na NJIT, uma de construção civil (CE-210) e outra de design e engenharia (FED-101), requerem dos estudantes aulas práticas em locais onde estejam a decorrer obras e a feitura de uma redacção a relatar o que puderam observar”, afirma o Prof.º Frank Golon, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “É de extrema importância que façam estas visitas, por forma a tomarem conhecimento com a realidade do que se faz numa obra de Engenharia Civil e daquilo que um dia,. depois de formados, irão eles próprios fazer. É nestas aulas práticas que muitos dos alunos cimentam a sua decisão de se tornarem engenheiros, mudando muitas vezes a perspectiva com que olhavam para a profissão.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Prof.º de Engenharia Civil Frank Golos, da NJI, durante a aula prática em Newark, com funcionários da ‘Concrete Systems’ e alunos da NJIT

Graças à parceria com as já citadas empresas de propriedade luso-americana, a NJIT vai levar cerca de meia centena de alunos à obra da Market Street, “o que não é nada fácil, uma vez que muitas firmas e construtores se negam a este tipo de inciativa para não perderem tempo ou por razões de segurança no trabalho. Contudo, temos contado com toda a colaboração por parte da City Bay C & P Builders da e Concrete Systems, que compreendem a importância destas aulas práticas para a formação de novos engenheiros.”

Numa das visitas ao local da obra, na sexta-feira, 18, os alunos também tomaram contacto com aspectos como as regras de segurança no trabalho impostas pela OSHA.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | De acordo com o encarregado de obras Tony Pereira Jr., da Concrete Systems, a obra na Market Market está em fase inicial e envolve presentemente “de 50 a 60 operários. Estamos a construir um edifício de 5 andares, sendo o rés-de-chão forrado a cimento e os restantes pisos de armadura em madeira. A obra deverá estar terminada lá para o verão de 2023.”

De acordo com o encarregado de obras Tony Pereira Jr., da Concrete Systems, a obra na Market Market está em fase inicial e envolve presentemente “de 50 a 60 operários. Estamos a construir um edifício de 5 andares, sendo o rés-de-chão forrado a cimento e os restantes pisos de armadura em madeira. A obra deverá estar terminada lá para o verão de 2023.”

A City Bay C & P Builders é propriedade de Albino Sequeira, Tony Cerqueira, Manny Cerqueira e Tony Pereira.

A NJIT foi criada em 1881 e conta hoje com cerca de 12 mil alunos e orçamento anual a rondar os 520 milhões de dólares.