ALUNOS E PROFESSORES DA MURTOSA VISITARAM INSTALAÇÕES DA REDE NBC E LOJA-BANDEIRA DO GRUPO ‘O VALOR DO TEMPO’ EM TIMES SQUARE

• Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

O município da Murtosa nunca esteve tão perto da ‘Capital do Mundo’. Tudo graças ao grupo de 17 alunos e quatro professores de nível liceal do Agrupamento de Escolas da Murtosa, no distrito de Aveiro, e ainda uma funcionária administrativa, que chegou segunda-feira aos EUA para o cumprimento de um intercâmbio escolar com o Liceu de Mineola – estruturado pelo professor de História (e ‘mayor’) Paulo Pereira.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | À entrada dos estúdios da NBC, no Rockefeller Center, em Manhattan

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O professor Paulo Perreira e Ana Ferreira Resendes, ‘Team Coordinator’ junto da NBC em Nova Iorque

A comitiva murtosense, instalada em casas de acolhimento (tal como sucedeu com o grupo de alunos do Liceu de Mineola que se deslocou à Murtosa no verão passado), fez terça-feira a sua primeira incursão a Manhattan; a acompanhar os estudantes portugueses, estão as professoras Helena da Silva (Educação Física), Ana Vieira (Inglês), Alexandra Valente (Educação Tecnológica) e a funcionária administrativa Celine Martins.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O grupo docente que esteve na NBC

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Na visita às instalações da NBC

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Na visita às instalações da NBC

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Na visita às instalações da NBC

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Na visita às instalações da NBC

“Para além das diferenças, que se notam bem numa cidade como Nova Iorque em comparação a uma vila como a Murtosa, que, enfim, os miúdos são os mesmos, as famílias, o que é importante, etc.”, afirma Paulo Pereira, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “E que, embora o idioma e a cultura sejam diferentes, ao fim do dia eles vão encontrar cá muito mais similaridades entre os EUA e Portugal (neste caso, entre Mineola e Murtosa), do que diferenças”.

Numa iniciativa organizada pela luso-descendente Ana Ferreira Resendes, filha de emigrantes da Murtosa em New Jersey e ‘Team coordinator’ junto do grupo NBC, a comitiva escolar visitou a sede daquela rede televisiva norte-americana no emblemático Rockfeller Center, tendo podido conhecer por dentro as suas instalações e até um dos seus estúdios de informação.

Para a aluna Luísa Penajóia, de 18 anos e chefe da turma do 12.º ano do Liceu da Murtosa, o intercâmbio “tem sido uma experiência muito enriquecedora. Estamos a conviver com pessoas de outra cultura, completamente diferente da nossa e que faz-nos também ver outras realidades e perceber que nem tudo é como na Murtosa”.

No grupo das quatro docentes, está a luso-americana Ana Maria Vieira, que lecciona Inglês na Murtosa e nasceu em New Bedford, MA, em 1969. “Tinha 13 anos quando os meus pais decidiram voltar e eu fui com eles”, conta a educadora, a dar aulas na Murtosa há já 8 anos.

Desta experiência, na sua perspectiva, leva sobretudo “as amizades e o intercâmbio cultural”. O viagem vai “demonstrar aos alunos que as pessoas com diferentes culturas podem perfeitamente coexistir e aprender uns com os outros”.

A MURTOSA EM TIMES SQUARE!

Depois de terem percorrido os corredores da NBC, onde nascem programas de grande audiência como ‘Saturday Night Live’, entre outros, os alunos e professores da Murtosa “regressaram”… à Murtosa! Que é, como quem diz, atravessaram uns quarteirões no turbilhão de Manhattan e foram parar à loja-bandeira do Grupo ‘O Valor do Tempo’, em Times Square.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Em frente à loja ‘The Fantastic World of the Portuguese Sardine’, em Times Square

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Na visita à loja ‘The Fantastic World of the Portuguese Sardine’, em Times Square

Naquele espaço, apresentado ao mundo como ‘The Fantastic World of the Portuguese Sardine’, alunos e docentes puderam apreciar as latas de conserva feitas meticulosamente na fábrica da Comur da Murtosa e apresentadas em Times Square com o rigor e profissionalismo da equipa do empreendedor António Quaresma.

Afinal, puderam perceber, o mundo é mesmo uma aldeia, sobretudo quando há visionários que não vêem nele muros de nenhuma espécie.

A IDA A NEWARK, NJ

No dia 12 de Abril, sábado, e acompanhados pelo professor Paulo Pereira, a comitiva da Murtosa desloca-se à cidade de Newark, no vizinho estado de New Jersey – onde será recebida para uma visita guiada no histórico edifício da Câmara Municipal pelo vereador luso-americano Michael Silva, filho de emigrantes da Murtosa.

O grupo almoçará nas instalações do Sport Clube Português, no Ironbound, e irá ainda ao Liceu East Side.

O regresso a Portugal está previsto para dia 14 de Abril, segunda-feira.