“Amigos do Vale-USA” unir conterrâneos em nome da solidariedade
Em tempos de pandemia e quando se fala nas dificuldades do associativismo, eis que surge em Newark uma nova organização – Os Amigos do Vale-USA.
A ideia surgiu de modo a dinamizar a grande comunidade de naturais da freguesia do Vale no concelho de Arcos de Valdevez, que residem nos Estados Unidos, e assim angariar fundos que possam ajudar a freguesia, nomeadamente na manutenção e restauração de alguns dos seus mais emblemáticos edifícios. Para além dessa vertente, a organização espera também ajudar em outras acções de cariz filantrópico.
No passado sábado decorreu a primeira reunião convívio no Sport Club Português.
Jack Costa lidera a comissão Instaladora, do qual fazem parte também António Cardoso, vice-presidente, Cristina Antunes, tesoureira e Lillian Cerqueira, a secretária.
Ao Luso Americano Jack Costa referiu, “neste momento somos uma corporação e hoje iremos aqui debater ideias que possam quiçá, no futuro resultar na criação de uma organização sem fins lucrativos”. Acção essa que terá uma dinâmica mais alargada, como referiu António Cardoso, “queremos chegar a todos os nossos conterrâneos que residem nos Estados Unidos, independentemente do estado de residência”.
Uma das grandes ideias que está na origem desta organização, prende-se com o envolvimento da juventude, as chamadas segunda e terceira gerações. Lillian Cerqueira referiu, “muitos jovens nasceram aqui, mas têm muitos laços afectivos com a freguesia, pois era aí que passavam as suas férias, foi aí que criaram laços e por isso, queremos que esses jovens se envolvam e assim possamos dinamizar esta organização com novas ideias e novas formas de fazer eventos, para assim atingirmos os objectivos”.
Em Newark, a grandiosa comunidade de naturais da freguesia do Vale lançou assim os alicerces de um projecto de futuro, que garanta uma participação activa de todos.