ANTÓNIO COSTA A FIGURAS DA COMUNIDADE LUSA NOS EUA: “VOCÊS SÃO O MELHOR ROSTO DA REPRESENTAÇÃO DO NOSSO PAÍS NO MUNDO”
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Nova Iorque
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi anfitrião de uma recepção em Nova Iorque a membros da comunidade portuguesa e funcionários portugueses ao serrviço das Nações Unidas. O encontro decorreu na residência em Manhattan da Representante Permanente de Portugal junto da ONU, embaixadora Ana Paula Zacarias.
“Nós dizemos muitas vezes, e é verdade – sem desprimor para os nossos representantes diplomáticos, que o melhor rosto da representação do nosso país no mundo é aquilo que cada português faz nos diversos domínios de actividade”, afirmou o chefe do governo português, ao dirigir-se aos presentes. “São os nossos melhores representantes. E não houve um único país do mundo onde eu tenha ido ou um único dignatário internacional que eu tenha encontrado que não tenha sempre dito que a primeira boa visão que tiveram de Portugal, foi o contacto que tiveram com um português que tenham conhecido. Isso é algo que me enche de orgulho e que nos faz sempre ter esta convicção que é fundamental estreitarmos cada vez mais as relações entre aqueles que residimos em Portugal e aqueles que residimos um pouco espalhados por todo o mundo. E esses laços são fundamentais manter.”
A deslocação de António Costa a Nova Iorque acontece no âmbito da 77.ª Assembleia Geral da ONU; da sua comitiva faziam ainda parte o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o ministro da Educação, João Costa, e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Na intervenção na recepção de terça-feira, 20, Costa considerou também “muito importantes” as alterações feitas à lei da nacionalidade para o aproximar de Portugal das gerações lus-descendentes espalhadas pelo globo. Tocaria, por outro lado, na questão das reformas consulares que irão permitir “não só aos consulados funcionarem em melhores condições fisicamente, mas também para que possamos ir transformando a possibidade de ter cada um de nós um consulado no seu telemóvel. É um esforço muito grande que tem de ser feito”, notou, “para que possamos utilizar as novas ferramentas tecnológicas para podermos estar todos mais juntos.”
A recepção contou ainda com as presenças do embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes, e da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque.
Entre as figuras ligadas à comunidade poretuguesa, destaque para a deputada estadual Rosa Rebimbas, os conselheiros Bruno Machado e Gabriel Marques, o coordenador adjunto do ensino do português nos EUA José Carlos Adão, o director de operações do 9/11 Memorial & Museum, Renato Batista, o presidente emérito da NYPALC, Tony Castro, a presidente da PAPS, Sílvia Curado, a presidente do PALCUS, Katherine Soares e o empresário Alfredo Pedro.
“Continuem a representar Portugal tão bem aqui em Nova Iorque”, diria, a encerrar, António Costa.