ANUNCIADA CRIAÇÃO DE CENTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PORTO RICO
A cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, presidiu a uma cerimónia em Porto Rico (área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque) onde se fez o anúncio da criação de um Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Faculdade de Letras da Universidade de Porto Rico, Campus de Rio Piedras.
Segundo avançou ao jornal LUSO-AMERICANO, o Centro “começará a funcionar no início do 2.º semestre do ano lectivo, em Fevereiro de 2023” – diz a diplomata.
Na mesma ocasião, ficou-se ainda a saber que a Biblioteca do Centro de Língua Portuguesa terá o nome – em jeito de homenagem – da esposa do Cônsul Honorário cessante, falecida inesperadamente em Julho, que era professora: será a Biblioteca Manuela Neves Duarte da Silveira.
Foi ainda descerrada a placa que ficará na entrada da Biblioteca.
A cerimónia contou ainda com a presença do Cônsul Honorário Emérito de Portugal em Porto Rico, José Duarte da Silveira, da Cônsul Honorária de Portugal em Porto Rico, Yolanda Duarte da Silveira, do Leitor de Português na Faculdade de Letras da Universidade de Porto Rico Rio Piedras, professor Miguel Mochila, enviado pelo Instituto Camões, da decana da Faculdade de Letras da Universidade de Porto Rico-Rio Piedras, Dra. Agnes Bosch e da directora do Departamento de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade de Porto Rico Rio Piedras, Maria Villanúa.
Poder-se-á concluir que a abertura desde Centro marcará certamente uma página nova nas relações entre o território de Porto Rico e Portugal.