ANUNCIADOS SERVIÇOS FÚNEBRES DO BOMBEIRO LUSO-AMERICANO AUGUSTO ACABOU E DE WAYNE BROOKS, JR.
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O velório do bombeiro Augusto “Augie” Acabou, que faleceu na noite de quarta-feira, 5 de Julho, aos 45 anos de idade, vai realizar-se dia 12 de Julho, quarta-feira, na Catedral Basílica de Newark. A informação foi avançada pela PAFA (Portuguese-American Firefighter Association) – a associação de bombeiros de origem portuguesa do estado de New Jersey.
O serviço fúnebre vai ter lugar das 4:00 da tarde às 8:00 da noite.
A histórica Catedral Basílica de Newark está localizada no número 89 da Rige Street (à Clifton Avenue).
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Catedral Basílica de Newark, NJ
No dia seguinte, 13 de Julho, quinta-feira, terá então lugar (no mesmo local) a missa que antecederá o funeral de Augusto “Augie” Acabou, com início pelas dez horas da manhã.
Bombeiro Augusto Acabou
Bombeiro Wayne Brooks, Jr.
O bombeiro Augusto “Augie” Acabou faleceu num incêndio ocorrido num cargueiro aportado em Newark, onde também perdeu a vida outro elemento do Newark Fire Department – Wayne Brooks, de 49 anos.
O velório de Brooks será dia 13 de Julho, quinta-feira, na Catedral Basílica, das 4:00 da tarde às 8:00 da noite, e a missa seguida de funeral dia 14 de Julho, sexta-feira.
Augusto Acabou nasceu em Newark, NJ, filho dos emigrantes Maria e Manuel Acabou, oriundos de Torreira-Murtosa, distrito de Aveiro e frequentou o Liceu East Side; tinha dois irmãos, Miguel “Mike” Acabou, capitão da Polícia de Clark, e João Acabou – entre diversos outros familiares que deixa de luto.
Acabou estava há cerca de uma década na carreira de “Soldado da Paz” em Newark, afecto à data da sua morte ao quartel Engine 16 Ladder 8, no 469 da Ferry Street.
MENSAGENS DE CONDOLÊNCIA
Na sequência da triste ocorrência onde os dois bombeiros de Newark perderam a vidam, o Presidente norte-americano Joe Biden contactou o chefe do Sindicato dos Bombeiros de Newark, o presidente da IAFF de New Jersey e o presidente-geral da IAFF – “bem como as famílias dos bombeiros que tragicamente perderam a vida no combate ao incêndio (…) no Porto de Newark. O Presidente apresentou as suas condolências e expressou a sua profunda gratidão pelo seu serviço e sacrifício para manter as pessoas e as comunidades seguras.”
O jornal LUSO-AMERICANO sabe que também o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, que teve conhecimento do falecimento de Augusto Acabou, contactou a sua família em New Jersey por via telefónica, expressando-lhes igualmente os seus pêsames.