Anunciados vencedores do sorteio de vistos ‘2022 Diversity Immigrant Visa Program (DV-2022)’

O Departamento de Estado anunciou sábado os vencedores dos 55 mil vistos sorteados ao abrigo da lei ‘2022 Diversity Immigrant Visa Program (DV-2022)’, que contempla cidadãos de países com baixos índices de imigração para os Estados Unidos.

O programa de 2022 inclui todos os países de expressão lusófona (Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé  Príncipe) – excepto o Brasil. De acordo com uma nota do Departamento de Estado, o Brasil foi excluído da lotaria de vistos para 2022 por ter ultrapassado o numero de 50 mil emigrantes para os EUA nos últimos 5 anos.

Quem se candidatou a esta lotaria de vistos poderá já verificar os resultados neste portal: https://dvprogram.state.gov. A consulta a este portal é a única forma de se poder verificar os resultados do sorteio; devido ao tráfego naquele website, o Departamento de Estado sugere que as buscas sejam feitas durante a noite, para uma melhor eficácia e rapidez.

Na edição de 2021 do sorteio, cerca de sete milhões de pessoas concorreram ao sorteio do ‘2022 Diversity Immigrant Visa Program (DV-2022)’.

As candidaturas ao sorteio de 2022 encerraram dia 10 de Novembro do ano passado.

Para acessarem o banco de dados do Departamento de Estado, os candidatos deverão inserir apelido, data de nascimento e um número de código que lhe será atribuído durante a busca digital.

As autoridades consulars sugerem que não se acesse o banco de dados através de intermediários, mas sim de forma directa.

Os sorteados do DV-2022 só irão receber o seu visto de emigrante durante o período de 1 de Outubro de 2021 a 30 de Setembro de 2022. Mas deverão iniciar desde logo o respectivo processo e passar ainda uma entrevista presencial no consulado da sua residência – caso se encontrem fora dos EUA. Também deverá apresentar cadastro limpo. As datas destas entrevistas serão anunciadas aos sorteados pelo já citado portal com de 4 a 6 semanas de antecedência.

As autoridades norte-americanas também acautelam todos os candidatos aos vistos que o simples facto de terem sido sorteados não é o garante absoluto de que lhe irá ser concedido um visto, ms apenas de que estará habilitado ao mesmo.

Os sorteados que já vivam dentro do país deverão consultar um advogado por forma a fazer os devidos ajustes da sua situação imigratória.