Vacinado em New Jersey? Agora já pode obter certificado de vacinação no telemóvel
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O serviços de saúde do estado de New Jersey lançaram uma aplicação online intitulada ‘Docket’ que, uma vez descarregada para o seu telemóvel, permitirá acesso mais facilitado para si e toda a sua família a dados de vacinação da COVID-19.
Caso não tenha consigo o seu cartão de vacinação ou o tenha perdido ou danificado, através da aplicação poderá aceder a um comprovativo oficial de vacinação de imediato.
Este comprovativo é cada vez mais necessário, sobretudo para aqueles que, neste verão, se deslocam de férias a Portugal ou a qualquer outro destino da Europa – onde os comprovativos de vacinação estão a ser exigidos até em restaurantes.
n A aplicação Docket está disponível em inglês e espanhol (no caso do espanhol, dependendo do modelo do seu aparelho) na loja da Apple online (https://apps.apple.com) ou na da Google (em https://play.google.com).
• Quem tiver apanhado a vacina COVID-19 em New Jersey e que tenha ficado com a sua informação telefónica ou de email registada pelos serviços de saúde do estado, poderá descarregar essa informação para o telemóvel. A aplicação permite ainda o acesso à mesma informação de membros da família, através de uma conta partilhada.
• A aplicação ‘Docket’ foi aprovada pelo Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos, mais conhecido pela sua sigla em inglês CDC, e já está operacional também no estado de Utah, devendo em breve passar a estar disponível noutras regiões do país.
• De momento, a aplicação só permite o acesso a informação individual relativa à vacinação COVID, mas poderá no futuro expandir-se a outros tipos de vacinas.
• Importa também salientar que a ‘Docket’ obedece aos critérios de segurança e privacidade de selo estadual e federal. No entanto, se vive em New Jersey mas tomou a vacina noutro estado, não poderá recorrer a esta aplicação específica.
• O NJ Department of Health está a trabalhar em parceria com o estado e a cidade de Nova Iorque por forma a obter a transferência de dados para Trenton dos residentes de New Jersey que se possam ter vacinado do outro lado do rio Hudson.