Após cinco semanas, é anunciado o fim do protesto na Rutgers University

Foi anunciado no passado domingo, dia 9 de Junho, que teria oficialmente um fim o acampamento realizado já há 5 semanas pelos alunos e funcionários da Universidade Rutgers em Newark, em protesto contra a guerra no Médio Oriente.

Autoridades e manifestantes dão agora duas versões diferentes sobre como foi este dia: uns revelam que foram obrigados a sair, enquanto outros dizem que o ambiente era pacífico até manifestantes se revoltarem contra a polícia de Newark, que estava no local a pedido da polícia do campus.

Alguns dos manifestantes reuniram-se esta quarta-feira na escadaria da câmara municipal, em protesto pelo fim ditado ao acampamento de 40 dias que realizavam, segundo eles “de forma pacífica e solidária” dentro da propriedade da instituição de ensino superior.

Um professor do Departamento de Inglês da universidade, Simeon Marsalis, reforça o discurso daqueles que estavam acampados, contanto que o fim foi ordenado por um funcionário através de um megafone às 07:00 horas da manhã, enquanto policias entregavam declarações em papel que pediam a retirada dentro de apenas 30 minutos.

“Muitas pessoas tiveram medo de ser detidas”, revelou Marsalis.

A reunião em frente ao City Hall teve como objectivo não só chamar à atenção para a problemática como procurar algum tipo de ajuda para os manifestantes participantes no acampamento que hoje estão sem casa.