APÓS SEIS TÍTULOS PELO PALMEIRAS: Abel desvaloriza eventuais convites das selecções de Portugal e do Brasil
O treinador Abel Ferreira desvalorizou quarta-feira a necessidade de terminar a sua passagem pelo Palmeiras, quando confrontado sobre um eventual convite para dirigir as selecções portuguesa ou brasileira de futebol a partir do próximo ano civil.
“Quanto tens uma relação conjugal e está tudo bem, não há essa necessidade de mudar. Eu vivo com a realidade e muito no aqui e no agora. O aqui e agora é o Palmeiras e ser treinador de um dos maiores clubes do mundo. Estou muito feliz e realizado no clube em que estou. Não vivo com ‘ses’, mas com o aqui e o agora. A realidade é esta e foco-me nela”, reiterou aos jornalistas o técnico, à margem do evento de lançamento do seu livro.
Depois de levar o Palmeiras ao seu 11.ª título de campeão brasileiro, Abel Ferreira tem sido um dos nomes associados à sucessão de Fernando Santos, que deixou a formação das ‘quinas’ a seguir à derrota com Marrocos (0-1) nos quartos de final do Mundial2022.
“É um orgulho ser português. Quando és emigrante, ainda mais o sentes. Agora, volto a referir que a minha realidade é o Palmeiras. Renovámos [contrato] logo no início do ano [até 2024] e estamos num clube que nos proporciona todas as condições”, enquadrou o treinador, de 44 anos, que arrebatou seis ceptros com o ‘verdão’ desde Outubro de 2020.
Fernando Santos esteve oito anos no cargo de seleccionador nacional e concedeu os dois primeiros e únicos troféus internacionais no patamar sénior a Portugal, ao conquistar o Euro2016 e a Liga das Nações de 2019, por entre 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas.
“Portugal tem treinadores de muita qualidade e experiência, que ganharam muito mais do que eu. Tem, porventura, treinadores desempregados e disponíveis. A minha realidade é esta. O que digo às pessoas que têm de tomar decisões é boa sorte. Todos os dias tomo decisões e não é nada fácil tomar boas decisões. Quem tiver de tomar a decisão, que a tome de consciência e escolha a pessoa certa”, apelou Abel Ferreira, cujo nome também tem sido falado na imprensa para render Tite à frente do pentacampeão mundial Brasil.
Abel Ferreira está nomeado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) para melhor treinador de clubes em 2022, no ocaso de um ano marcado pelos sucessos inéditos nos campeonatos brasileiro e paulista e na Taça sul-americana.