Apresentada a mais recente actualização do projecto da Essex-Hudson Greenway
Uma nova actualização feita ao projecto da tão esperada Essex-Hudson Greenway, no norte de Jersey, foi anunciada no final desta semana. Durante uma visita pública realizada na quarta-feira, dia 13 de Novembro, o Departamento de Protecção Ambiental de Nova Jersey (NJDEP) deu a conhecer ao público um pouco mais sobre o desenvolvimento da primeira parte que será inaugurada da via verde – com dada apontada já para o próximo ano.
Há três anos atrás, New Jersey chamou à atenção quando foi revelado o plano de criar o seu novo, e primeiro, parque estadual, em mais de uma década.
Apelidado de “Essex-Hudson Greenway”, o projecto transformará uma antiga e extinta linha ferroviária de 14 quilómetros numa ciclovia e trilho para caminhadas com 30 metros de largura. O ambicioso plano atravessará os rios Passaic e Hackensack e passará por oito cidades: Bloomfield, Belleville, Glen Ridge, Jersey City, Kearny, Montclair, Newark e Secaucus.
O governador Phil Murphy e outros apoiantes disseram que a via verde será um “ponto de viragem” para as pessoas que vivem nas proximidades. No entanto, as autoridades alertaram que o projecto pode demorar anos a “cruzar a linha de chegada”.
O trabalho decorrerá em secções. A primeira fase do projecto multimilionário centrar-se-á numa extensão de três quilómetros em Newark e Kearny e afectará cerca de 350.000 residentes nos dois municípios.
A inauguração da parte de Newark do projecto da via verde está prevista para 2025.
Eis o que esperar durante a Fase Um, de acordo com o Departamento de Protecção Ambiental de New Jersey (NJDEP):
“O segmento Newark-Kearny é composto por três áreas de projectos. A secção oeste estender-se-á do Branch Brook Park até à Broadway em Newark. O troço central, em Kearny, terá início na Avenida Passaic e passará pela Forest Street. A secção leste, também em Kearny, começará na Forest Street e seguirá para leste até à orla de Meadowlands.”
Os potenciais planos para a primeira fase incluem “mirantes panorâmicos” e “centros comunitários” que ligarão Newark e Kearny e proporcionarão aos visitantes vistas deslumbrantes de Meadowlands e do horizonte de Manhattan.
Os defensores dizem que a via verde proporcionará, aos residentes e visitantes de uma das áreas mais densamente povoadas do estado, um lugar para andar de bicicleta ou fazer uma caminhada ao ar livre. Também daria aos passageiros de New Jersey outra forma de embarcar nos transportes públicos com destino à cidade de Nova Iorque, ajudando a aliviar o congestionamento do tráfego na área e a reduzir a poluição.
Outros, dizem que também criará benefícios económicos, de saúde pública e ambientais “expansivos”, como resolver problemas graves de transbordamento de esgotos que há muito atormentam os proprietários de casas e as comunidades ao longo da rota proposta.
Murphy anunciou a aquisição da via verde em Setembro de 2022. Desde então, o NJDEP – juntamente com os seus parceiros da New Jersey Economic Development Authority, NJ TRANSIT e New Jersey Department of Transportation – têm trabalhado para trazer à vida este projecto “único”.
O desenvolvimento e construção da via verde serão financiados através de uma combinação de dotações estaduais e federais, disse o NJDEP.
Quando estiver concluída, a via verde ligará quase 1,5 milhões de pessoas – mais de 16% da população de New Jersey.