Apresentado plano para a área portuária – industrial de Newark, considerado fundamental para o futuro económico da cidade

O Mayor de Newark Ras Baraka anunciou formalmente o início do projecto de planeamento para a área portuária industrial da cidade.

A apresentação virtual decorreu na passada quarta-feira e incluiu uma apresentação formal dos objectivos do projecto, da equipa de trabalho, do processo e também o cronograma do mesmo.

 De acordo com um comunicado das autoridades municipais, o Plano Doremus Forward-Bound terá como objetivo equilibrar as necessidades da indústria, do meio ambiente e da comunidade, ao mesmo tempo que posiciona a cidade para “maior resiliência económica e ambiental” enquanto a região se prepara para um período de rápido crescimento.

“A Nossa área portuária é essencial para a economia de Newark”, disse Baraka. “Ela fornece milhares de empregos para os residentes, mas também é uma importante fonte de poluição, responsável por doenças graves na nossa comunidade. Estamos a criar um processo de planeamento abrangente que reúne residentes, empresas, líderes ambientais, autoridades municipais e outras partes interessadas para mapear o futuro da área Doremus. Podemos efectivamente planear um futuro para a área Industrial do Porto de Newark que seja saudável, limpo e ambientalmente sustentável, ao mesmo tempo que fortalece a vitalidade económica e preserva os valores da comunidade”, referiu.

De acordo com as autoridades municipais, é necessário repensar o funcionamento do distrito portuário porque, vários aspectos devem ser tomados em consideração, nomeadamente: Inundações frequentes e crescentes que causam perturbações, riscos para a saúde e perdas financeiras; a poluição devido ao trafego crescente de veículos pesados e outras fontes industriais que tem um impacto na qualidade de vida dos residentes;  necessidade de  investir em infraestruturas antigas – redes rodoviárias, esgotos, ferrovias e electricidade; a crescente  invasão de usos industriais em áreas residenciais que torna critico melhorar  a interação de usos industriais e não industriais; as rápidas alterações no transporte marítimo, juntamente com a rápida perda de terrenos industriais perto do porto, torna necessário repensar os usos do solo.

O principal consultor para o Plano de Desenvolvimento do Distrito Industrial do Porto é o WRT, uma empresa reconhecida a nível nacional a nível de planeamento, designers urbanos, arquitectos e paisagistas com sede na Filadélfia.

 O processo de planeamento incluirá quatro fases até Maio de 2021:

• Fase 1: Iniciação – Lançamento do Projecto e análise das condições Existentes (Fevereiro – Outubro de 2020); Fase 2: Exploração – Problemas e oportunidades e planos de Conceito (Novembro-Dezembro de 2020): Fase 3: Validação  – Desenvolvimento do plano (Janeiro a Março de 2021); Fase 4: Documentação- Rascunho e Plano Final (Abril – Maio de 2021).

 A cidade de Newark espera um envolvimento da comunidade e assim foi criada uma equipa de embaixadores que servirá de ponte entre a comunidade e a câmara municipal em questões relacionadas com o projecto. O Grupo de embaixadores é constituído por Vera Barbosa, Sérgio Rodrigues, Lenny Thomas, Richard Cammarieri, Alberto Coutinho, Claudia Ordonez, Simuel Gordan, Vanessa Felix, Stacy Raheem, Erika Parker, Satha John Goldstein e Daniel Gibson.