Aprovado edífício de 80 unidades habitacionais para o bairro de Ironbound

Um espaço esfaltado que tem servido de parque de estacionamento para camiões no bairro de Ironbound vai ser revitalizado com a construção de uma unidade habitacional de cinco andares para as famílias.

O Comité Central de Planeamento da cidade de Newark aprovou nesta segunda-feira os planos preliminares e finais apresentados pelo KS Jefferson, LLC, uma entidade que faz parte do KS Group, empresa que já está a desenvolver vários projectos em Newark.

A empresa propôs a construção de uma unidade habitacional multi-familiar nos números 33-41 da Madison Street.

O edifício consiste em 80 unidades residenciais, com 17 espaços de estacionamento e outras amenidades e equipamentos para os moradores.

O projecto faz parte do Plano de Desenvolvimento e Acesso Público ao Rio Passaic, uma iniciativa que tem como objectivo promover melhorias e criar diferentes e ‘diversas’ comunidades ao longo do rio. As propriedades e projectos incluídos no plano contemplam propriedades no Ironbound, na baixa de Newark e na parte norte da cidade que faz fronteira com Bellevile.

Um dos porta-vozes e planeadores da empresa, referiu que “o projecto, como um todo, promove a revitalização de um espaço subutilizado, que está localizado no Riverfront”.

A propriedade fica a penas um bloco a sul do Market Street e a uma distância a pé da Newark Penn Station e do Parque Riverfront.

O projecto consiste numa unidade habitacional, onde no piso térreo vai incluir várias áreas como uma entrada e um espaço para as caixas de correio, oito unidades residenciais, uma espaço para estacionar bicicletas e uma garagem com capacidade para 17 carros. O segundo, terceiro e quarto andares são idênticos com 18 moradias cada e um espaço para lixo.

Apenas o quinto andar vai ter unidades ligeiramente menores devido ao facto do andar ter de recuar alguns pés ao longo da Jefferson Street e também da Madison e Downing streets, isso de acordo com a empresa proponente.

Esta unidade residen- cial multi-familiar é o último dos projectos de desenvolvimento propos- tos para trazer mais opções de habitação na zona leste de Newark, depois dos Comités de Planeamento e Zoneamento terem dado recen- temente luz verde para vários planos e locais.

Em Agosto, o Comité de Zoneamento aprovou os planos para a construção de unidade habitacional de aparta- mentos nos números 33- 35 da Magazine Street.

O proponente do projecto, Vision Downtown Urban Renewal Co., planeia construir um edifício de 5 andares que engloba 108 apartamentos do segundo ao quinto andares, com o primeiro andar a alojar um parque de estacionamento com capacidade para 65 espaços.

No início do verão, o Comité de Planeamento da cidade aprovou ainda um projecto cuja finalidade é renovar o sitio do antigo Ballantine Brewery Complex em Ironbound. O comité deu luz verde para um projecto no Freeman Street que vai trazer mais 200 unidades habitacionais a esta área. Este projecto faz parte do plano para recuperar e desenvolver a orla do Rio Passaic. Uma outra construção que vai trazer mais 300 unidades habitacionais na baixa de Newark, concretamente na McCarter Highway foi igualmente aprovada há alguns meses atrás.

A Newark Association Waterfront propôs assim construir uma torre mista de 25 andares num espaço vazio localizado na parte central desta rodovia, no número 930.

Uma vez pronta, mais 333 moradias no coração da baixa de Newark, perto do Centro de Artes Performativas de New Jersey e da estação de comboios do outro lado da rua.

O último projecto a ser aprovado, levou cerca de 40 minutos a ser apresentado e discutido entre os técnicos da empresa proponente, dos membros do comité e do público, mas no final acabou por ser aprovado por unanimidade.

Como se pode verificar mais de 700 unidades habitacionais vão ser construídas à volta de Ironbound e baixa de Newark, trazendo muitas oportunidades às famílias, pois muitas vivem em casas alugadas.

O bairro de Ironbound está a ficar cada vez mais atractivo para as pessoas, mas concerteza outras melhorias terão de acompanhar todo este grande desenvolvimento.