Arcos de Valdevez é o 1.º município do país com rede de estações meteorológicas
O concelho de Arcos de Valdevez vai ser o primeiro do país a dispor, a partir de Setembro, de uma rede integrada de estações meteorológicas para apoiar a protecção civil, forças de segurança e actividades económicas, foi hoje divulgado.
“Arcos de Valdevez é o primeiro município a criar uma acção estratégica organizada e concertada de implantação de estações meteorológicas em ambientes diferenciados, de montanha, de encosta e de vale”, afirmou o coordenador do projecto, Sérgio Bastos.
Em declarações à agência Lusa, o professor do agrupamento de escolas de Freixo, em Ponte de Lima, explicou que o projecto “inovador em Portugal” vai ser apresentado no dia 06 de Maio, durante o IV Congresso Transfronteiriço de Mete-orologia e Alterações Climáticas, que vai decorrer no auditório In.Cubo, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
Segundo Sérgio Bas-tos, a rede municipal de estações meteorológicas de Arcos de Valdevez entrará em funcionamento no segundo semestre deste ano.
“Em Setembro teremos tudo operacional, a 100%. Neste momento, temos duas estações instaladas. Uma no Centro de Ciência Vida Padre Himalaya, que vai ser certificada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A segunda está situada em ambiente de encosta, no centro de meios aéreos de Arcos de Valdevez, numa iniciativa da Comunidade Intermu-nicipal(CIM) do Alto Minho e, a terceira vai ser colocada, em ambiente de montanha, no Centro Interpretativo do Mezio, financiada pela autarquia de Arcos de Valdevez”, especificou.
O responsável destacou que a “ligação em rede das estações meteorológicas permite disponibilizar informação, na hora, através de uma plataforma ‘online’ que vai ser criada para o efeito, bem como relatórios climáticos mensais.
“O objectivo é que esta informação chegue aos vários agentes económicos, de segurança e sociais do território para que possam agir de forma mais concertada”, apontou.