ARMÉNIO MONTEIRO
Arménio Amaral Monteiro faleceu na quinta-feira passada, 10 de Março de 2022, às 10:28 da noite, com 91 anos, rodeado da família e amigos chegados.
Arménio sentiu o amor profundo em seu redor, e todo o carinho nos seus momentos finais na terra. Foi em paz segurando o rosário e as mãos solidárias do padre João Carlos Sousa, que lhe sussurrou que fosse para casa ver Maria.
Entristecidos pela sua perda estão os seus filhos Nelson, Miguel e Tony, a nora Amy e a neta Sadie, o irmão Fernando e a cunhada Irene Monteiro, o sobrinho Paul e esposa Tracy Monteiro, a sobrinha Lizete e o marido David Anstat, e os cunhados Victor e Odete Cardoso.
Arménio nasceu em Portugal em 19 de Outubro de 1930, tendo emigrado para os Estados Unidos em 1956, quando tinha 26 anos. Era casado com Maria Helena Cardoso, a sua companheira de vida.
O casal começou por residir na cidade de Nova Iorque, mas ultimamente mudou-se para Elizabeth, NJ.
Maria e Arménio eram cidadãos-modelo. Foram bem-sucedidos nos negócios e como pais de Nelson, que se tornou advogado e juiz, Miguel, comandante da United Airlines, e Tony, que ocupou cargos políticos e é um empresário de sucesso.
Residiram num apartamento humilde na Second Street, no Porto de Elizabeth, mesmo pegado à Mary’s Luncheonette, onde Maria Helena servia cafés, conselhos e amor a todos quantos a frequentavam, enquanto Arménio trabalhava a um quarteirão, na agência Dynamic Travel, de que era proprietário, onde prestava uma variedade de serviços, desde serviços de viagens, traduções e ajuda no preenchimento de documentação para tratar de diversos assuntos quer em Portugal quer nos Estados Unidos.
Ao serviço da comunidade, Arménio criou um legado de apoiantes e amigos. Sempre atencioso para com os que trabalhavam com ele, que ainda hoje é evidente, os seus ex-funcionários demonstraram apreço por ele ao logo dos anos, e seguramente sentirão a falta do ‘Sr. Monty’.
Profissionalmente, e ao longo da sua carreira, foi reconhecido como um dos principais agentes de vendas da TAP Air Portugal na região. Trabalhou, durante anos, para a Tenco, uma companhia de café em Linden, NJ, onde ajudou dezenas de indivíduos a conseguir empregos e a começar suas próprias vidas aqui na América.
Arménio foi membro-fundador e presidente do Elizabeth Portuguese Lions Club, e presidente da Assembleia-Geral Portuguese Instructive Social Club durante vários anos. Foi também membro activo do Portuguese American Citizens Club, da Associação de Desportos, e da Tertúlia de Bacalhau.
Arménio Monteiro foi o proverbial ‘ursinho de peluche’, com uma personalidade magnética, sempre jovial, determinado, forte mas carinhoso.
Gostava de se rodear de família e amigos, de uma boa conversa que uma boa refeição e um copo de vinho proporcionam. Estar perto dele era lembrar como a vida foi feita para ser vivida.
Arménio trabalhou até à sua aposentadoria, uma data que ninguém realmente se lembra porque, na verdade, nunca se aposentou. Adorava ir para o escritório estar com os outros e retribuir à comunidade.
Este é o Armenio Amaral Monteiro que será lembrado por todos, que deixou nesta terra uma imensidão de indivíduos que sentirão falta do seu humor, compaixão e amor.
O funeral realizou-se ontem, terça-feira, às 9 da manhã, a partir da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Elizabeth, onde foi realizada missa de corpo presente.
A família agradece que em vez de flores sejam feitas contribuições para o Hospital Infantil Saint Jude e/ou ao Lions Club de Elizabeth Portuguese.