ARTESIA, CA: Filarmónica de Artesia DES celebra o Natal com uma angariação de fundos para regressar aos Açores

A filarmónica de Artesia DES celebra a festa do Natal, celebração que já não fazia há vários anos no salão desta sociedade. Os ganhos da festa é a primeira de várias delas para regressar às festas São Joaninhas na Terceira em 2027. “Fomos convidados novamente,” conta David Costa, Mestre da filarmónica, “os membros ficaram contentos de sermos convidados e disseram que sim. Então vamos à obra”. A filarmónica conta com mais de quarenta elementos e espera de ter mais uns novos músicos.

Além da filarmónica, sempre tem familiares que querem acompanhá-los, e para muitos é a única oportunidade de viajar aos Açores ou pela primeira vez ou para visitar familiares. A maioria dos músicos são nascidos na América e esta é uma boa maneira de conhecer as suas raízes. Já nos Açores, ficam em casas de familiares, vêm a conhecer a ilha Terceira e fazem parte das festas São Joaninhas na Praia da Vitoria e desfilam nas marchas de São João na cidade Angra do Heroísmo.

Esta será a quarta vez que se deslocam aos Açores. A filarmónica de Artesia tem percorrido a Califórnia nas festas portuguesas e foi esta que iniciou a festa das filarmónicas na Califórnia no qual este ano foi publicado um livro. Além de uns elementos tocarem para o público com música do Natal, David Costa também teve filhos desta filarmónica dos três a sete anos cantar varias canções do Natal em português no salão Divino Espírito Santo.