Monsenhor João Antão, o fundador da paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Elizabeth celebrou na passada semana 60 anos de sacerdócio. A sua paróquia não deixou passar despercebida a data e organizou uma homília onde o seu trabalho e dedicação foi referenciado, nomeadamente no exemplo que deu e que levou muitos jovens a optarem pelo caminho eclesiástico, como foi o caso do padre Danny Rodrigues, “Monsenhor João Antão foi o meu grande mentor, foi a sua forma de ser que trouxe até mim a semente do sacerdócio, sempre foi um homem muito dinâmico, que contagiava todos ao seu redor. Desde pequeno que estive envolvido na paróquia e ele foi determinante para que hoje possa ser padre e ainda por cima na minha Igreja”.
Lídia Maio, sobrinha de Monsenhor lembra o tio, “é um homem com uma energia enorme sempre pronto a ajudar tudo e todos. A sua obra aqui em Elizabeth e na sua terra natal Salreu falam por tudo aquilo que ele representa. Temos um orgulho enorme no nosso tio e no nosso Monsenhor”.
O trabalho de Monsenhor João Antão foi sempre reconhecido e a cidade que acolheu como sua construiu mesmo uma escola a quem atribuiu o seu nome, devido às suas qualidades únicas como homem, como padre e como líder.
Monsenhor João Antão vive agora em Salreu, Estarreja, onde contínua activo e vive com os seus familiares, depois de também aí ter sido determinante na construção do lar de Idosos para o qual doou as suas propriedades.
Monsenhor João Antão foi ordenado padre em 7 de Outubro de 1960 pelo Bispo Walter Curtis, depois de ter frequentado a universidade Seton Hall, em Darlington, NJ.