DESPORTO| Atleta luso-americana Katelyn Figueiredo chamada a representar Selecção das Quinas
Filha de Ricky Figueiredo e Filipa Couto, tem um irmão, Logan Figueiredo residentes em Woodbridge, NJ. A família paterna, os avós mais precisamente, Manuel Dias Figueiredo e Ivone Maria Figueiredo são de Enxofães, Cantanhede distrito de Coimbra e os avós maternos são de Vale do Paraíso, São Martinho do Porto distrito de Leiria, António Couto e Maria Lurdes Couto.
Katelyn Figueiredo estreou-se a representar a selecção nacional pela equipa feminina de sub-17 no último domingo, 5 de Fevereiro, frente à Finlândia. A Selecção Nacional Feminina de Sub-17 perdeu, por 1-0, diante da Finlândia, no Complexo Desportivo da Tocha. Este jogo inseriu-se num torneio de preparação para a qualificação do Campeonato da Europa de Futebol naquele escalão.
Apesar da derrota, destaca-se neste primeiro jogo a primeira internacionalização de Katelyn Figueiredo, jovem residente nos Estados Unidos mas com fortes raízes em Portugal, a atleta representa actualmente o FC Copa Academy, New Jersey e frequenta o John F. Kennedy Memorial High School, do qual irá graduar em 2024. No campo de futebol joga na posição de central e médio.
O amor pelo desporto começou aos 4 anos e hoje é capitã da equipa de futebol feminino da sua escola secundária. Para além do futebol também pratica basquetebol. Em 2022 participou em duas finais nacionais e foi incluída no prémio de “Melhor 11 jovem de Futebol em 2022”.
No jogo com a Finlândia, a primeira parte foi muito disputada, e a equipa nacional entrou confiante e sem medos, as comandadas de Marisa Gomes já estavam conscientes do nível de dificuldade que a formação nórdica traria para campo.
Com o decorrer do primeiro tempo, o grupo luso viu-se obrigado a defender as várias investi- das da selecção adversária para que as duas equipas pudessem ir para intervalo sem alterações no marcador. O duelo entre as duas formações continuou intenso e oito minutos depois do apito que deu início à segunda parte do jogo, a selecção finlandesa fez o primeiro golo pelo pé de Olivia Ulenius (53′).
Portugal foi crescendo no encontro e a pressão à equipa adversária começou a aumentar. O grupo nacional, na tentativa de igualar o marcador, ainda fez chegar três bolas à trave da baliza de Viivi MakiKamppi. Apesar das várias tentativas de remate às redes nórdicas e do último tempo de jogo se realizar praticamente em cima da baliza adversária, o resultado não se alterou e a Finlândia acabou por levar a melhor no encontro. Katelyn Figueiredo foi substituída ao intervalo por Maria Luiza Gaspar.
Recorde-se que a selecção Nacional feminina volta a ter encontro marcado hoje, frente à Eslováquia, no relvado do Centro Estágios do Luso, o jogo ainda não decorria aquando o fecho desta edição do jornal.