Autoridades federais liberaram verba de $7 mil milhões para o túnel de comboios “Gateway” entre New Jersey e Nova York
Na quinta-feira (6), a Administração Federal de Trânsito (FTA) anunciou que o projecto “Gateway Tunnel” iniciasse a fase de engenharia, uma decisão importante que vem acompanhada da verba antecipada de $6.68 mil milhões. Esta é a verba mais alta já concedida a um único projecto, relataram legisladores nos estados de New Jersey e Nova York. Tal projecto inclui:
. A construção de dois túneis novos sob o rio Hudson entre a cidade de Palisades (NJ) e Manhat- tan (NY), directamente a New York Penn Station. Essas linhas servirão os comboios da Amtrak e NJ Transit.
. Uma plataforma composta de trilhos extras (right-of-way) será construída embaixo do Hudson Yards em Manhattan (NY). Esta estrutura permitirá que os comboios trafeguem entre os túneis novos e a Penn Station New York.
. O túnel actual sob o rio Hudson foi danificado severamente durante a passagem do furacão Sandy, portanto, será reformado.
O programa “Gateway Tunnel” faz parte de um projecto maior que visa diminuir a pressão de um dos maiores “gargalos ferroviários” dos EUA: o Corredor Nordeste. Os trabalhos também incluem a construções de pontes novas sobre o rio Hackensack (NJ), assim como reformas na Newark Penn Station e New York Penn Station.
O custo geral do “Gateway Project” subiu para $17.18 mil milhões, em contraste com os iniciais $16 mil milhões. Entretanto, a quantia astronómica vale a pena, defendem seus apoiadores, incluindo o ministro do Departamento Federal de Transportes, Pete Buttigieg.
“Todos os dias, 200 mil pessoas atravessam o North River Tunnel e o seu fechamento não afecta somente o Corredor Nordeste, mas todo o país”, enfatizou Buttigieg, que visitou a região em 2021 em apoio ao projecto.