BAIRRO MAIS PORTUGUÊS DE NEWARK, NJ JÁ ESTÁ EM CLIMA DE NATAL

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Desde 3.ª feira que o centro comercial do Ironbound, as ‘Cinco Esquinas’, ganhou brilho especial: está iluminada a árvore de Natal do bairro mais português de Newark, no estado de New Jersey. Na confluência da Ferry Street com a Wilson Avenue, duas referências da cidade, está agora o símbolo da época festiva em que Dezembro nos faz embalar…

À cerimónia de iluminação da árvore, compareceram o vereador português Augusto Amador, do Bairro Leste, o director-executivo do IBID (Ironbound Business Improvement District), Seth Grossman e o comandante da 3.ª Esquadra de Newark, o luso-americano João Miguel Carvalho.

Antes de se ter iluminado a árvore, o coro e a banda da Wilson Avenue School entoaram cânticos de Natal e o Pai Natal (impecavelmente encarnado por Gabriel Torres) também deu o ar de sua graça, deixando-se fotografar com miúdos e graúdos presentes.

“É com grande esperança em termos de futuro que, como vereador do Bairro Leste, faço votos de que esta comunidade continue a ser o arauto da cidade de Newark”, afirma Augusto Vereador, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “A imagem positiva que a cidade tem mostrado nos últimos anos tem sido claramente o reflexo do trabalho que nós temos feito. Estarmos aqui, hoje, a fazer esta iluminação, é mais um acontecimento raro que vem fazer jus ao trabalho e sacrifício dos portugueses nestes últimos 25 anos.”

O vereador, que não se recandidata ao cargo em 2022, reconhece ter sido uma cerimónia “agridoce”, mas ressalva: “Para além dos edifícios e de tudo o que tem sido feito nesta cidade em termos físicos, o que importa é a vida das pessoas e, neste caso, a vida dos mais jovens. A esperança no futuro vem da forma como apoiamos estas crianças.”

Seth Grossman, director-executivo do IBID, lembra que “todos nós adoramos o Ironbound, um bairro que, nesta altura do no, ainda é mais especial. Hoje acendemos as luzes desta árvore nas ‘Cinco Esquinas’, o centro do bairro; estamos todos muitos felizes.”