“BALEIA”: BOSTON, MA GANHA MAIS UM RESTAURANTE PORTUGUÊS
• Por HENRIQUE MANO
A provar que a culinária portuguesa está a conquistar cada vez mais espaço, a capital de Massachusetts acaba de ganhar um novo restaurante de inspiração lusa. O “Baleia” [https://www.baleiaboston.com], que abriu portas em Março, pertence ao grupo norte-americano “Coda”, que detém ainda três outros restaurantes: “SRV”, “The Salty Pig” e “Gufo”.
No portal do restaurante, os seus proprietários descrevem o “Baleia” como “uma carta de amor a Portugal – à sua bela cozinha à base de marisco, cocktails fáceis de beber e vinhos ousados, e às linhas suaves da sua arquitectura desbotada pelo sol – tudo infundido com uma influência global e um toque criativo”.

O edifício no bairro de South End onde está instalado o restaurante “Baleia”
O restaurante (que só abre de quarta-feira a domingo, para jantares – muito embora o seu bar encerre às 10:30 PM), está localizado no número 264 da East Berkeley Street, num complexo moderno de apartamentos (o Troy Boston).

O restaurante pertence ao grupo norte-americano “Coda”

A cozinha à vista no “Baleia”

A aposta no melhor da cozinha portuguesa em Boston
O “Baleia” nasce da paixão que o chefe executivo Andrew Hebert desenvolveu primeiro por Lisboa (na primeira visita que fez à capital portuguesa, há 7 anos) e depois pelo resto do país, que passou a conhecer através de várias idas a Portugal.
O menu tem de tudo um pouco, de ostras à piri-piri, a caldo verde, pastéis de bacalhau, tábua com queijo de São Jorge, bifana (servida em pão doce), sardinhas assadas, camarão à Moçambique, frango assado com piri-piri, leitão, cataplana… com os preços dos pratos principais a variarem dos $14 aos $36.
Na sobremesas, não faltam os indispensáveis pastéis de nata e os sonhos – com a carta de vinhos recheada de nomes portugueses. E há ainda licores, cervejas e digestivos “Made in Portugal”…