BANDA FILARMÓNICA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA: HÁ MEIO SÉCULO A TOCAR CORAÇÕES EM NEWARK, NJ

• Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

A Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima (B.F.N.S.F.), de Newark, vai comemorar este ano o seu 50.º aniversário de existência. Considerada uma instituição cultural no Ironbound, por onde têm passado várias gerações de músicos, o grupo surgiu em 1975 por iniciativa dos emigrantes António J. Cirne, José Rebimbas, José Valente e Francisco Gonçalves.

“Vamos fazer uma festa no fim do ano para celebrar a efeméride”, revela o maestro Kevin Resendes, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Geralmente, celebramos o aniversário em novembro, mas ainda estamos a decidir a melhor data e local”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A actual composição da Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima de Newark, NJ

Foto: CORTESIA DA FAMÍLIA CIRNE | O maestro António Cirne, co-fundador da banda, falecido em 2019

Actualmente com três dezenas de elementos, a B.F.N.S.F. está associada à paróquia do mesmo nome, em Newark, que lhe cede as instalações para os ensaios, e tem sido presença assídua nos grandes eventos de rua comunitários – do desfile do Dia de Portugal na Ferry Street a todo o tipo de procissões e outras celebrações.

Depois da morte de António Cirne, em 2019, acredita-se que o pai do maestro Kevin Resendes seja atualmente o elemento mais antigo da banda, uma vez que se juntou à banda dos escuteiros em 1975, apesar de se ter afastado da mesma e regressado na década de 1990.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Kevin Resendes e a esposa, Tânia de Matos

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elementos mais novos da banda

Os fundadores acima citados, eram “conhecidos como a ‘Família Pantaleão’, que integrava os membros da escola de música do maestro António J. Cirne, nas ruas E. Kinney e McWhorter, em Newark, NJ. Atendendo a um apelo da paróquia de N.ª Sr.ª de Fátima, e perante o risco de dissolução do Agrupamento de Escuteiros 141 por falta de membros, os fundadores criaram a banda”, conta Céu Cirne-Neves, filha do co-fundador António J. Cirne, ao jornal LUSO-AMERICANO.

Cirne-Neves acrescenta: “no dia 14 de Dezembro de 1975, a Banda dos Escuteiros da Igreja de N.S.F., com 15 elementos (13 primos da ‘Família Pantaleão e dois vizinhos) participou no ‘Ironbound District Bicentennial Scout Flag Day Parade’. Dois anos após a sua fundação, a banda expandiu com novo uniforme e o nome de Banda da Igreja de N.ª Srª. de Fátima”. 

Kevin Resendes, que também compõe, descreve o repertório da B.F.N.S.F. como “mais moderno e ligeiro, com rapsódias, pop ou rock – incluindo  uma peça dos ‘Xutos & Pontapés’, o que também atrai músicos mais novos”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima na procissão em louvor do Divino Espírito Santo este ano no Ironbound

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima na procissão em louvor do Divino Espírito Santo este ano no Ironbound

A B.F.N.S.F. regista com carinho uma deslocação ao Canadá, em 2010, mas sonha mesmo é com uma ida a Portugal continental ou insular… “Temos estado a juntar fundos para ver se um dia concretizamos esse objectivo”, diz Resendes.

O maestro de 33 anos nasceu em Newark, NJ, apesar de ter depois crescido em Elizabeth, onde completou o liceu. O pai é natural de Faial da Terra, São Miguel (Açores) e a mãe emigrante de Canelas (Estarreja).

O núcleo familiar dos Resendes tem sido fundamental para a manutenção da B.F.N.S.F.. “Somos 17 primos, uma família grande, e crescemos a falar português entre nós em casa”, nota o maestro, que aprendeu a tocar o seu primeiro instrumento por influência do pai aos 7 anos de idade: trompete. Hoje, domina também o saxofone, trombone, trompete, tuba e bateria — praticamente todos os instrumentos de sopro, com exceção do clarinete e da flauta”.

Da actual composição da Banda fazem ainda parte a esposa, o cunhado, o sogro e o tio.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima: há meio século a dar música

A banda tem ainda duas saídas à vista, uma para as festas de São João no PACC de Tarrytown, NY e outra com destino a Danbury, CT – para a procissão em louvor do Divino Espírito Santo. “Fazemos uma pausa nos meses de Julho e Agosto, embora no dia 13 de julho realizemos o nosso piquenique anual na Cruz Farm, essencialmente dedicado à confraternização”, revela o maestro Resendes. “Depois, no final de Agosto, estaremos nos festejos em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem; a partir daí, é prepararmo-nos para a nossa festa de aniversário”.

Kevin Resendes termina com um convite aos amantes da música: “quem quiser aprender música, as nossas portas estão sempre abertas. É tudo gratuito, a gente ensina qualquer instrumento de sopro, bateria, etc. É só entrarem em contacto connosco. Estamos sempre à procura de músicos para dar continuidade a esta tradição”.