Barcelos: Batalha das Flores este ano teve como tema o 25 de Abril
A Batalha das Flores, ponto alto da Festa das Cruzes (primeira grande romaria do Minho), que se prolonga até ao próximo domingo em Barcelos, foi feita, esta quarta-feira, com os cravos do 25 de Abril.
Apesar da chuva ter caído por todo o Minho com bastante intensidade nos últimos dias, o sol abriu para que os cerca de 2 mil figurantes de 36 associações, e os carros alegóricos, pudessem sair à rua.
Para aqueles que não conhecem esta tradição, apesar do seu nome ser bastante explicativo, a Batalha das Flores consiste numa luta em que as armas de arremesso são pétalas de flores, e onde nela participam os que vão no desfile, e aqueles que dos passeios o veem passar.
Todos os anos, toneladas de pétalas são arremessadas de um lado para o outro, resultando num espectáculo cheio de cor e alegria, ao qual milhares de pessoas assistem.
Esta tradição remonta ao ano de 1907, tendo sido uma iniciativa popular. Passou para domínio municipal em 2003 e realiza-se todos os anos, no dia 1 de Maio (feriado nacional), que é também conhecido na cidade pela abundante participação de espanhóis.
Este ano, com o tema dos 50 anos do 25 de Abril, a batalha teve número recorde de participantes.
Como atracções da Festa das Cruzes, este ano o cartaz inclui: Xutos & Pontapés, Ana Moura, o grupo Quatro e Meia e Ivandro.