Batalha pela Casa Branca

Primeiro debate entre Trump e Biden foi de ataque mútuo

O primeiro debate presidencial nos Estados Unidos foi uma cacofonia de interrupções e insultos, com Joe Biden a apresentar uma postura mais agressiva em relação ao seu adversário, Donald Trump, que capitalizou a sua capacidade de interromper, baralhar e desviar o assunto.

“Palhaço”, “tolo”, “racista”. São três alegações difíceis de ouvir num debate presidencial, pelo menos, nos Estados Unidos, mas esta terça- feira à noite (madrugada de quarta-feira em Portugal) foram ouvidas em Cleveland, onde se realizou o primeiro de três debates entre Joe Biden e Donald Trump, os candidatos democrata e republicano às eleições presidenciais, que se realizam a 3 de Novembro.

Mais surpreendente será, talvez, saber-se que as três acusações partiram de Joe Biden, o candidato que nos debates das primárias não fazia uma crítica a um colega que não viesse acompanhada de um elogio. O antigo vice-presidente de Barack Obama mudou o registo e, esta terça- feira, apresentou uma postura ofensiva que poucas vezes exibiu antes – disse, a dada altura, a Trump: “És o pior presidente que a América alguma vez teve”. Numa noite muito atípica, Biden chegou a admitir ser “difícil responder seja a o que for com este palhaço”, ainda que depois tentando corrigir a ofensa. “Peço desculpa… com esta pessoa”.

A situação mais tensa para Biden aconteceu quando Trump lançou várias acusações de corrupção e abuso de drogas ao filho de Joe Biden, Hunter Biden, que o democrata defendeu serem “comprovadamente falsas”. Biden disse que o único problema do seu filho era o vício, “que afeta muitos americanos”, acrescentando que “não fez nada de errado” e que “tem orgulho” nele.

De uma forma geral, o debate caiu várias vezes no caos, gerado ora pelas inúmeras interrupções de Donald Trump, que cortava Biden em quase todas as suas respostas, ora pelas tentativas de Chris Wallace, pivô da ‘Fox News Sunday’, de moderar as acusações de parte a parte. As estraté- gias de ambos os candi- datos pareciam ser as seguintes: Trump usava a interrupção como forma de baralhar e confundir a mensagem de Biden e Biden usava os sorrisos e os esgares de desaprova- ção como forma de esca- par aos ataques de Trump. Durante todo o debate, porém, Biden manteve sempre um olho no ecrã, falando para o eleitor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *