BENFICA-BRAGA: Jorge Jesus goleou Carlos Carvalhal nas ‘meias’ há 11 anos

Carlos Carvalhal venceu Jorge Jesus no primeiro duelo da temporada, mas o treinador do Benfica tem vantagem no confronto directo com o técnico do Sporting de Braga, que já goleou numa meia-final da Taça da Liga em futebol.

Em 2009/10, na época inaugural da primeira passagem de Jesus pela Luz, o Benfica goleou fora o Sporting, que Carlos Carvalhal assumiu a meio de Novembro de 2009, por 4-1 e conseguiu o apuramento para a final da Taça da Liga.

No Estádio José Alvalade, em 9 de Fevereiro de 2010, o jogo ficou marcado pela expulsão prematura do lateral direito ‘leonino’ João Pereira, ex-jogador do Benfica, que viu o vermelho directo aos sete minutos, após entrada a ‘matar’ sobre Ramires.

Os brasileiros David Luiz, aos sete minutos, Ramires, aos 30, e Luisão, aos 67, e o paraguaio Óscar Cardozo, aos 90+4, selaram o apuramento do Benfica, que na final bateria o FC Porto por 3-0, enquanto o lu-so-brasileiro Liedson marcou para os locais, aos 37.

Na mesma temporada, os dois técnicos defrontaram-se em outras três ocasiões, a primeira ainda com Carlos Carvalhal ao comando do Marítimo.

Na Luz, em encontro da primeira jornada do campeonato, o Benfica, muito reforçado e com Jorge Jesus em estreia, ‘massacrou’ os insulares, mas só logrou empatar, e com um golo aos 86 minutos, de Weldon, após um penálti de Alonso, aos 25.

Mais de três meses depois, no segundo jogo de Carvalhal pelo Sporting e primeiro na I Liga, registou-se um empate a zero em Alvalade, em embate da 11.ª jornada.

Já na parte final da época, em 13 de Abril de 2010, na Luz, o Benfica superou o Sporting por 2-0, com tentos de Cardozo e do argentino Aimar. 

Ficou, então, a somar 67 pontos, no primeiro lugar, contra 41 do Sporting, quarto.

Depois desses quatro embates, Jesus e Carvalhal só se voltaram a encontrar na presente época e, ao nono duelo, o agora treinador do Braga conseguiu, finalmente, derrotar o ‘timoneiro’ do Benfica, e logo em plena Luz.

Na sétima ronda da I Liga 2020/21, Iuri Medeiros (38 minutos) e Francisco Moura (50 e 63) colocaram os ‘arsenalistas’ a vencer por ‘escandalosos’ 0-3, com o suíço Seferovic a responder (68 e 86), numa parte final em que as ‘águias’ ameaçaram o empate.

Antes de 2009/10, registaram-se quatro confrontos, o primeiro dos quais em 2006/07, com Carlos Carvalhal ao comando do Beira-Mar e Jorge Jesus a liderar o Belenenses.

Em 2 de Dezembro de 2006, no Estádio Mário Duarte, em Aveiro, José Pedro e Dady ‘escreveram’, na primeira parte, o triunfo os ‘azuis’ (2-1), enquanto Jorge Leitão marcou para os aveirenses, que sofreram o terceiro desaire em três jogos com Carvalhal.

Em 2007/08, Carvalhal transitou para o Vitória de Setúbal, que, à 12.ª ronda, empatou 1-1 com o conjunto do Restelo, num embate em que Jorge Jesus esteve a vencer (golo de Weldon), mas foi traído por um autogolo de Rúben Amorim (1-1).

Na segunda volta, o atual técnico do Benfica logrou, porém, a ‘vingança’, já que o Belenenses goleou em casa os sadinos por 5-0, ‘roubando-lhes’ o quinto lugar, com ‘bis’ de Weldon e João Paulo e um penálti de José Pedro.

Em 2008/09, com Jesus no Sporting de Braga e Carvalhal no Marítimo, registou-se um empate a um golo na ‘pedreira’, num jogo decidido por dois penáltis – Luís Aguiar adiantou os locais, aos 35 minutos, e Bruno restabeleceu o empate, aos 42.