BENFICA: ‘Encarnados’ alcançam empate precioso

O Benfica conquistou quarta-feira uma ‘preciosa’ e justa igualdade frente aos neerlandeses do Ajax, por 2-2, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, deixando tudo em aberto para a segunda partida.

O sérvio Dusan Tadic, aos 18 minutos, e o costa-marfinense Haller, aos 29, colocaram a turma de Erik Ten Hag a vencer por duas vezes, mas um autogolo do africano, aos 25, e um golo do ucraniano Yaremchuk, aos 72, ‘quebrou’ o registo 100% vitorioso do Ajax na ‘prova milionária’, após uma fase de grupos imaculada, com 18 pontos arrecadados.

A segunda mão da eliminatória disputa-se em 15 de Março, na Johan Cruyff Arena, em Amesterdão, capital dos Países Baixos, onde a equipa de Nélson Veríssimo procurará a redenção de uma época que, fora o contexto internacional, tem sido para ‘esquecer’.

Gilberto foi aposta de Nélson Veríssimo no lado direito da defesa, em vez de Lázaro, mantendo o ‘4-4-2’ como esquema para defrontar o poderio ofensivo do Ajax, que introduziu apenas o jovem médio Gravenberch no ‘onze’ inicial, no lugar de Klaassen.

Duas históricas formações europeias chegaram a este reencontro em momentos de forma que não podiam ser mais díspares. 

O Ajax tem-se mostrado imparável a nível interno e continental, enquanto o Benfica atravessa um período bastante conturbado.

No entanto, essa diferença não se verificou, bem pelo contrário, dentro de campo, com um Benfica motivado em dar uma boa resposta perante ‘casa cheia’ na Luz, e os primeiros minutos mostraram dois conjuntos à procura constante da baliza contrária.

Uma saída a jogar errónea do Benfica permitiu, contudo, que o Ajax chegasse cedo à vantagem, com Mazraoui a ‘roubar’ a bola a Grimaldo e, combinando com Antony, a cruzar para o segundo poste, onde apareceu Dusan Tadic a finalizar, completamente solto de marcação, aos 18 minutos de jogo, mas o Benfica respondeu bem ao tento.