BENFICA: ‘Encarnados’ aproveitam ‘eclipse’ dos ‘leões’

O Benfica adiou, domingo, a festa da conquista da I Liga de futebol com um empate no campo do Sporting (2-2), num encontro em que recuperou de uma desvantagem de dois golos, aproveitando o ‘eclipse total’ dos ‘leões’.

No dérbi da 33.ª e penúltima jornada do campeonato, no Estádio José Alvalade, o Sporting chegou ao intervalo com uma justa vantagem de 2-0, tal a superioridade demonstrada, com golos de Trincão, aos 39 minutos, e Diomande, aos 44, mas tudo mudou de forma radical na segunda parte.

O Benfica melhorou e muito, enquanto os ‘leões’ desapareceram da partida, e a equipa de Roger Schmidt salvou-se da quarta derrota no campeonato com tentos de Aursnes, aos 71 minutos, e de João Neves, aos 90+4, o primeiro do jovem médio pela equipa principal.

Depois de três anos de ‘seca’, o emblema da Luz continua com todas as condições para assegurar o 38.º título da sua história, já que recebe o Santa Clara, último classificado e já despromovido, na última jornada, com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto, que joga no Dragão com o Vitória de Guimarães.

Por seu lado, o Sporting disse definitivamente adeus à Liga dos Campeões (o Sporting de Braga agradeceu) com uma exibição que foi o espelho da temporada: excelente durante a primeira parte, completamente medíocre na segunda.

É difícil entender as razões para uma equipa completamente ‘bipolar’ como a do Sporting, que até nos descontos, já depois do golo sofrido de João Neves, podia perfeitamente ter sido derrotada (e dado o título ao Benfica) tal o completo desnorte dos jogadores.