BENFICA: ‘Encarnados’ colocaram vimaranenses fora da Europa

Seferovic marcou quarta-feira dois dos três golos do triunfo do Benfica sobre o Vitória de Guimarães, por 3-1, e assumiu provisoriamente a liderança nos melhores marcadores da I Liga portuguesa de futebol, negando simultaneamente o apuramento europeu aos vimaranenses.

Depois do ‘nulo’ ao intervalo, os ‘encarnados’ dominaram por completo os primeiros 15 minutos da etapa complementar e, apesar do golo de Jorge Fernandes, aos 63, asseguraram o triunfo na 34.ª e última jornada com dois golos oportunos, aos 48 e aos 58, que isolaram o avançado suíço na liderança da tabela de marcadores, antes de Everton selar o resultado aos 90+1.

Seferovic terminou a época com 22 golos, menos um que Pedro Gonçalves (Sporting), que na recepção ao Marítimo fez um ‘hat-trick’.

Sem influência na classificação das ‘águias’, que foram terceiras, com 76 pontos, os tentos do internacional suíço definiram ainda a ‘corrida’ pelo apuramento europeu, já que o Vitória manteve os 43 pontos e caiu para o sétimo lugar após o triunfo do Santa Clara sobre o Farense (4-0), falhando a presença na primeira edição da Liga Conferência Europa.

No final do jogo, Jorge Jesus, Treinador do Benfica): “Nem tudo foi bom neste jogo. Vínhamos com o objectivo de ganhar o jogo em Guimarães e de acabar o campeonato com uma vitória. Nos últimos 15, empatámos em casa com o FC Porto e perdemos com o Gil Vicente. É um sinal do que foi a equipa quando estava inteira. Esta segunda volta prova isso.”

“Queríamos ‘descarregar’ fisicamente alguns jogadores, para que, no domingo, pudessem estar mais ‘levezinhos’. Não surtiu efeito porque o Lucas Veríssimo acabou por se lesionar. O primeiro golo é uma ‘obra de arte’ colectiva, dentro de muitos golos que o Benfica tem feito nesta segunda volta. A equipa do Benfica sempre foi humilde. Só eu e eles é que sabemos o que é que passámos no mês de Janeiro, no qual só numa semana tivemos 18 jogadores que foram para casa, mais a equipa técnica [com covid-19]”, disse ainda.