BENFICA: ‘Encarnados’ deram-se mal com temporal dos Açores
O Santa Clara e o Benfica empataram na segunda-feira a uma bola no estádio de São Miguel, nos Açores, a contar para a I Liga de futebol, num jogo equilibrado, que retomou a partida iniciada no domingo.
Com o empate, o Benfica atrasa-se na luta pelo primeiro lugar do campeonato, somando 28 pontos, os mesmos de FC Porto e menos quatro do que o Sporting, que lidera o campeonato.
O Santa Clara-Benfica, da 12ª. jornada da I Liga de futebol, foi disputado em dois dias, devido às más condições meteorológicas que tornaram o relvado do estádio de São Miguel impraticável no domingo.
O temporal acalmou, e apesar do muito vento, a chuva abrandou.
Nada comparável com o dia anterior, quando ainda foi possível jogar cinco minutos, antes de a partida ter sido suspensa.
Na retoma do jogo, ao longo da primeira parte, o Benfica assumiu o domínio da posse de bola, mas teve dificuldades em penetrar na linha defensiva do Santa Clara.
O conjunto açoriano apresentava o bloco muito junto e dificultava o último passe da equipa de Jorge Jesus.
Aos 33 minutos, a formação da Luz aproveitou a única de desorganização defensiva até então do conjunto açoriano.
Rafa tabelou com Waldschmidt, que assistiu Darwin e o uruguaio não facilitou na cara de Março.
Um excelente desenho do ataque açoriano, a inaugurar o marcador com nota artística.
Com o golo marcado, o Benfica ficou mais tranquilo no encontro e passou a controlar a posse de bola no meio campo contrário.
Na segunda parte, o Santa Clara não teve receio em assumir a despesa do encontro e instalou-se no meio campo contrário.
A estratégia do Santa Clara iria ser recompensada aos 60 minutos, com o golo do empate.
Jorge Jesus: Benfica foi infeliz
No final do encontro, Jorge Jesus, treinador do Benfica, afirmou: “Ontem [domingo] era impossível haver jogo. Ainda bem que não houve jogo. Foi adiado para hoje e já havia condições para jogar, o campo estava dentro do normal e não foi por aí que o Benfica não ganhou. O Benfica fez uma primeira parte muito boa, com muita qualidade e fez um golo também muito bonito. O jogo, na primeira parte, estava fácil, em termos da nossa organização de jogo ofensivo. Defensivamente, a equipa esteve sempre bem e o Santa Clara não nos criou problemas. Na segunda parte, com a saída do Gilberto, começamos a ter alguns problemas defensivos, o nosso corredor direito começou, com alguma facilidade, a deixar a bola entrar.”
“Não fomos felizes no golo que sofremos. Uma carambola e sofremos o golo. Já estávamos a dar indicações que não estávamos a ser a equipa que fomos nos primeiros 45 minutos. Depois de sofrer o 1-1, voltámos à normalidade e começámos, novamente, à procura do golo da vantagem, sem criar, na segunda parte, grandes oportunidades de golo. Não fomos tão eficazes em termos de ganhar o espaço à equipa do Santa Clara. Os nossos corredores não foram tão fortes como foram na primeira parte. Tivemos 70% de posse de bola, o que tem alguma influência, mas não diz tudo”, disse ainda.