BENFICA: ‘Encarnados’ vergados na Luz e a 12 pontos do líder

O Benfica perdeu quarta-feira por 2-1 na recepção a um Gil Vicente superior, que soube explorar bem as fragilidades adversárias no encontro da 20.ª jornada, e fica a 12 pontos da liderança da I Liga de futebol.

Um golo do brasileiro Samuel Lino, quando estavam decorridos 11 minutos, e um outro tento apontado pelo georgiano Giorgi Aburjania, aos 64, ‘gelaram’ os adeptos presentes no Estádio da Luz, em Lisboa, onde se ouviram críticas aos jogadores e insultos ao presidente Rui Costa. 

Ainda antes do apito final, aos 88, Gonçalo Ramos encurtou distâncias.

Além da diferença pontual para o líder FC Porto, com 56 pontos, as ‘águias’, terceiras colocadas, com 44, podem ver ainda o Sporting, segundo, com 47, ficar com seis da vantagem, caso os ‘leões’ ultrapassem ainda hoje o lanterna-vermelha Belenenses SAD, no fecho da ronda.

Já a equipa orientada por Ricardo Soares comenta o quinto lugar europeu, com 33, mais seis do que o Vitória de Guimarães (27), sexto.

Depois de perderem a final da Taça da Liga para o rival Sporting (2-1), no sábado passado, os ‘encarnados’ operaram quatro mudanças no ‘onze’ inicial, face ao que foi apresentado em Leiria.

O defesa Morato, o lateral Lázaro e o médio João Mário foram relegados para o ‘banco’ por Nelson Veríssimo, dando lugar a Otamendi, André Almeida e Paulo Bernardo, respectivamente, enquanto Gonçalo Ramos ocupou o lugar do lesionado Yaremchuk.

Do lado gilista, a grande novidade foi a estreia do guarda-redes Andrew Silva em jogos da I Liga.

No Estádio da Luz muito longe de estar cheio, o primeiro grande lance até pertenceu ao Benfica, contudo, uma alegada falta cometida pela central Jan Verton-ghen, levou o árbitro a invalidar o golo.