BENFICA: Minhotos de gala batem ‘encarnados’ apáticos

O Sporting de Braga, com uma exibição de gala, venceu sexta-feira o Benfica por 3-0, na 14.ª jornada da I Liga de futebol, e impôs aos ‘encarnados’ a sua primeira derrota da temporada.

No regresso aos jogos do campeonato após o Mundial Qatar2022, o Sporting de Braga deu a melhor resposta à goleada sofrida diante do Sporting (5-0), que afastou a equipa minhota da Taça da Liga, com um triunfo categórico sobre o líder isolado e, até hoje, invicto.

Os ‘encarnados’, que também pela primeira vez não marcaram qualquer golo esta temporada, saem de Braga derrotados com estrondo, permitindo a aproximação do FC Porto, segundo classificado, para cinco pontos, e do Sporting de Braga, terceiro (seis).

Abel Ruiz marcou logo aos dois minutos e Ricardo Horta fez o segundo aos 32, levando o Sporting de Braga a vencer ao intervalo por 2-0 após uma primeira parte de grande nível, em que chegou a vulgarizar o Benfica, e o terceiro aos 70, sentenciando um resultado que tem tanto de inesperado como de ajustado.

A turma de Roger Schmidt, reforçada com os campeões do mundo pela Argentina Otamendi e Enzo Fernández, fez provavelmente os piores primeiros 45 minutos desta temporada, com vários jogadores muitos furos abaixo do que é habitual exibirem-se. 

Na segunda parte, melhorou, o que era quase obrigatório, mas foi incapaz de materializar as poucas oportunidades que teve.

‘Merecemos perder’

No final do encontro, Roger Schmidt, treinador do Benfica, afirmou: “O Sporting de Braga jogou muito bem, e nós não estivemos na nossa forma normal. Merecemos perder e não nos podemos queixar do resultado.”

“Não estivemos tão focados e concentrados como em outras ocasiões. Faltou-nos energia. Normalmente, conseguimos fazer coisas diferentes, com mais posse e velocidade, e desta vez fomos lentos em alguns momentos”, prosseguiu.

“No final do primeiro tempo ainda tentámos mudar algumas coisas, e conseguimos criar momentos e chances para marcar, nomeadamente num lance do Gonçalo Ramos, que se tivesse entrado dar-nos-ia uma energia diferente”, disse ainda.