BENFICA: Rafa eleito melhor futebolista do ano

O avançado Rafa foi esta semana galardoado com o prémio de futebolista do ano nos Galardões Cosme Damião, que premiaram ainda a ‘revelação’ António Silva e a treinadora Filipa Patão, em dia de 119.º aniversário do Benfica.

Perante a concorrência dos colegas de equipa Otamendi, Grimaldo e Gonçalo Ramos, Rafa foi o preferido dos adeptos benfiquistas e subiu ao palco para receber o último galardão de uma cerimónia de aniversário que se realizou na Aula Magna, em Lisboa.

Ainda na parte inicial da gala, António Silva recebeu o galardão da revelação do futebol masculino, após um trajecto ‘vertiginoso’ até assumir a titularidade na equipa principal.

O galardão de treinador do ano foi para Filipa Patão, técnica da formação feminina de futebol, actual bicampeã nacional e detentora da Supertaça, batendo a concorrência de Luís Castro (futebol de formação), Chema Rodríguez (andebol), Marcel Matz (voleibol), Paulo Almeida (hóquei em patins feminino), João Alexandre Florêncio (andebol feminino), Eugénio Rodrigues (basquetebol feminino) e Norberto Alves (basquetebol).

Na vertente feminina do futebol, a melhor futebolista do ano foi Francisca Nazareth, contra as colegas Ana Vitória, Pau-leta, Cloé Lacasse, Carole Costa e Catarina Amado, ao passo que a defesa internacional portuguesa Ana Seiça recebeu o prémio de revelação.

O canoísta Fernando Pimenta arrebatou o galardão de atleta de alta competição, numa lista com 11 nomeados, enquanto o nadador Diogo Ribeiro foi eleito como a revelação das modalidades, que viu o andebol receber o troféu colectivo, depois da Liga Europeia.

A direcção do Benfica homenageou ainda Fernando Chalana, falecido em Agosto, aos 63 anos, atribuiu o prémio Carreira a outra ‘velha glória’, Humberto Coelho, e galardoou a equipa júnior no prémio Formação, após vencer UEFA Youth League e Intercontinental.