BENFICA: River Plate desiste de contratar Otamendi

A possibilidade de Otamendi ser reforço do River Plate neste mercado de transferências foi posta de parte pelo presidente do clube argentino, embora o dirigente admita que tudo fará para vir a contar com o futebolista.

“Temos consciência de que faltam seis meses para terminar contrato com o Benfica, não sei quantos campeões do mundo esse clube já teve. Por isso, entendemos que não devem querer deixá-lo sair agora. É um sonho que todos temos e vamos fazer o possível na direcção para que se venha a concretizar”, disse Jorge Brito na terça-feira à noite, em declarações à ESPN argentina, antes de um jogo particular entre os ‘milionários’ e os brasileiros do Vasco da Gama.

O presidente do clube de Buenos Aires abordou o mercado de transferências, convicto de que de momento será difícil contar com o central argentino, jogador que termina contrato com o Benfica no final desta temporada.

O experiente jogador, que completa 35 anos em Fevereiro, chegou à Luz no verão de 2020, proveniente dos ingleses do Manchester City, estando a cumprir a terceira temporada ao serviço do clube lisboeta, pelo qual contabiliza 107 jogos e dois golos.

Otamendi, capitão dos ‘encarnados’ é um dos dois campeões mundiais que o Benfica tem no plantel, depois de o defesa ter estado, juntamente com Enzo Fernandéz, na conquista do título no Mundial do Qatar, em que a Argentina venceu na final a França (3-3, 4-2 nas grandes penalidades).

Já neste mercado de inverno foi público o interesse dos ingleses do Chelsea no médio Enzo Fernandéz, eleito o melhor jogador jovem do Mundial, mas o Benfica tem feito saber que só liberta o jogador mediante o pagamento da cláusula de rescisão (120 milhões de euros).

Lucas Veríssimo é para emprestar

Entretanto, sem espaço na equipa principal das águias e a precisar de jogar com regularidade depois da longa lesão que o afastou dos relvados durante um ano, o defesa central brasileiro Lucas Veríssimo terá vários clubes do seu país interessados na sua cedência.

Recentemente recuperado de uma entorse do joelho direito com rotura do ligamento cruzado anterior, uma grave lesão à qual foi operado e que implicou uma longa paragem, Lucas Veríssimo regressou em Dezembro aos relvados, mas deverá deixar o Benfica, por empréstimo, na actual janela do mercado de transferências.

Helton Leite a caminho do Antalyaspor

Por último, o futuro de Helton Leite parece já estar decidido e passa pelo futebol turco.

De acordo com o jornal ‘A Bola’, já há um acordo entre o Benfica e o Antalyaspor para a cedência definitiva do guardião brasileiro. 

A mesma fonte adianta ainda que os ‘encarnados’ ficarão com 50% dos direitos económicos do jogador, que já viajou para a Turquia.

Trata-se assim de uma saída já esperada neste mercado de inverno, depois dos já confirmados Diogo Gonçalves e Rodrigo Pinho.

Helton Leite apenas cumpriu um jogo esta temporada, na terceira eliminatória da Taça de Portugal frente ao Caldas. 

O camisola 77 chegou à Luz em 2020/21, onde chegou mesmo a tirar o lugar a Vlachodimos no Benfica então liderado por Jorge Jesus.