“Benfica training camps” desenvolve novos talentos do futebol nos Estados Unidos

Alexandre Branco, português com origem em Algés, emigrou aos 13 anos para a cidade californiana de San Diego, para viver com os tios.

Na mala de viagem, trouxe com ele a sua paixão pelo futebol, que nunca o deixou. 

Em San Diego, jogou futebol na escola secundária, universidade e, também, pelo clube português de San Diego.

Mais tarde, Alexandre viria a tornar-se treinador e, em 2020, juntamente com o clube Sport Lisboa e Benfica, estabeleceram uma parceria para desenvolver novos talentos do futebol nos EUA. O objectivo é que os jovens possam atingir todo o seu potencial e estarem preparados para competir ao mais alto nível, através de uma das melhores metodologias de treino do mundo.

Após um compasso de espera devido ao período pandémico, no verão de 2022 foi, finalmente, possível avançar com o projecto e o treinador português realizou dois ‘Benfica training camps’. Primeiro em Henderson, Nevada e depois em San Diego, Califórnia.

Aos 46 anos, Alexandre prepara-se para realizar mais um conjunto de ‘ Benfica training camps’ pelos Estados Unidos, tendo duas datas marcadas em North Arlington, New Jersey. A primeira será já no próximo mês de Abril, entre os dias 10 e 14, das 5:30 e as 8:30 da tarde, no Memorial Soccer Field, em North Arlington, NJ.

No verão, haverá outra data, entre os dias 26 e 30 de Junho, no mesmo local, das 9 horas da manhã e a 1 hora da tarde.

O custo dos ‘training camps’ será $275 em Abril e $375 em Junho, sendo que os treinos de Junho terão duração de 4 horas (mais uma hora do que os de Abril).

Alexandre Branco com uma jovem jogadora

Os ‘Benfica training camps’ destinam-se a jovens de qualquer género entre os 6 e os 16 anos. As inscrições estão abertas e os atletas podem registar-se em www.bss-northamerica.com.

Em entrevista ao jornal Luso-Americano, o treinador português referiu que acredita que “todos os jovens que procuram desenvolver as suas qualidades de jogador irão evoluir muito nestes ‘Benfica training camps’, pois serão acompanhados por dois treinadores que pertencem à academia do SL Benfica e que irão aplicar métodos de ensinamento, exercícios e desafios que fazem parte da sua metodologia de treino diária.

Gostaria de agradecer ao SL Benfica por esta oportunidade, em particular ao seu presidente, Rui Costa, bem como ao António Fonte Santa (coordenador técnico dos treinadores do SL Benfica) e David Gomes (‘Development e project manager’).

Um agradecimento também à North Arlington Soccer Association, em particular ao Ricardo e à Lillian Saldanha. Sem eles, estes ‘camps’ em North Arlington não seriam possíveis”.

Grupo de jovens jogadoras no “Benfica training camps”