Biden diz desconhecer os documentos confidenciais descobertos no seu escritório
O Presidente dos EUA, Joe Biden, adiantou esta terça-feira que desconhece o conteúdo dos documentos confidenciais que datam da sua vice-presidência com Barack Obama (2009-2017), descobertos num escritório particular que por vezes utilizava como local de trabalho.
“Não sei o que contêm os documentos, os meus advogados não sugeriram que eu perguntasse sobre o que eram os documentos. Entregaram as caixas nos arquivos e estamos a cooperar plenamente com a revisão [dos documentos]”, salientou o chefe de Estado norte-americano.
Na noite de segunda-feira, o assessor jurídico de Biden, Richard Sauber, informou que os advogados do Presidente descobriram, em Novembro último, um “pequeno número de documentos classificados” num “armário trancado” no Penn Biden Center, um ‘think tank’ ligado à Universidade da Pensilvânia, e procederam à entrega dos mesmos ao Arquivo Nacional, responsável por preservar esse tipo de material.
Biden manteve um escritório nessas instalações depois de deixar a vice-presidência em 2017, até pouco antes de lançar sua campanha presidencial em 2019.
Na sequência dessa descoberta, o procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, pediu ao procurador-geral de Chicago para investigar o assunto.
“Fui informado sobre essa descoberta e fiquei surpreendido ao saber que há registos do governo que foram levados para aquele escritório”, destacou ainda Biden na primeira reação a esta descoberta.