Biden extende moratória em hipotecas e “foreclosures” até Junho
A Casa Branca anunciou a criação de um programa para estender a hipoteca e uma moratória sobre as execuções hipotecárias até Junho, enquanto milhares de americanos continuam a lutar para satisfazer os seus pagamentos durante a pandemia coronavírus.
“A pandemia COVID-19 desencadeou uma crise de acessibilidade habitacional”, disse a Casa Branca em comunicado. “Agora, os proprietários receberão um alívio urgente à medida que enfrentamos esta emergência nacional sem precedentes. A acção baseia-se nas medidas que o Presidente tomou no primeiro dia para estender as moratórias da hipoteca garantidas federalmente.” O esforço conjunto entre os departamentos de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assuntos de Veteranos e Agricultura alargará a moratória de execução hipotecária aos proprietários, manterá aberta a janela de inscrição de hipoteca suspensa e proporcionará até seis meses de pagamento adicional de hipoteca, em incrementos de três meses, para os mutuários que entraram em “foreclosure” por ou antes de 30 de Junho.
Estas protecções estavam previstas para expirar a 30 de Março.
Pouco mais de 10 milhões de proprietários estão atrasados nos pagamentos da hipoteca, de acordo com as estimativas da Casa Branca. Estima-se que 13,2 milhões de adultos que vivem em habitações de arrendamento — cerca de 1 em cada 5 inquilinos adultos — também não estão a pagar as suas rendas, de acordo com o Centro de Prioridades orçamentais e Políticas.
Estes números são desproporcionalmente elevados para os proprietários e inquilinos minoritários.
“O Presidente Biden está empenhado em proteger a estabilidade da casa e da habitação à medida que a América começa a transformar uma crise dolorosa numa recuperação robusta”, disse a Casa Branca. “Os programas de tolerância e execução de hipotecas de hoje são um passo importante para a construção de comunidades mais fortes e mais equitativas.”
O ex-Presidente Trump inicialmente emitiu a moratória dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças em Setembro, e o Congresso estendeu-a em Dezembro. A Agência Federal de Financiamento da Habitação alargou a tolerância de três meses para os mutuários que chegam ao fim do seu período de tolerância.
A administração Biden pediu ao Congresso que aprovasse o Plano de Resgate Americano, que implementaria um Fundo de Assistência aos Proprietários de 10 mil milhões de dólares para ajudar os proprietários em dificuldades a recuperar os pagamentos de hipotecas e contas de serviços públicos.
“Este alívio é fundamental para os proprietários com hipotecas no mercado privado que não são capazes de enfrentar desafios a longo prazo”, disse a Casa Branca.