BOLA DE OURO: Espanhol Rodri Hernández foi o vencedor deste ano
O médio Rodri, do Manchester City, venceu segunda-feira pela primeira vez a Bola de Ouro, tornando-se apenas o terceiro futebolista espanhol a ser galardoado em quase 70 anos de existência do prémio.
O internacional espanhol, de 28 anos, foi eleito o melhor jogador na temporada 2023/24, deixando imediatamente atrás três atletas do Real Madrid, nomeadamente o brasileiro Vinícius Júnior, apontado como o grande favorito, o inglês Jude Bellingham e o lateral Dani Carvajal, todos ausentes da cerimónia face ao boicote do clube ‘merengue’.
Rodri, que se encontra a recuperar de uma grave lesão num joelho contraída em Setembro, venceu o Euro2024 com Espanha, em Julho, e foi eleito o melhor jogador desse torneio, além de ter ajudado o Manchester City a conquistar o inédito tetracampeonato em Inglaterra, a Supertaça Europeia, em Agosto de 2023, e o Mundial de clubes, em Dezembro do mesmo ano.
Há 64 anos que um futebolista espanhol não era agraciado com o ‘Ballon D’Or’, sendo que o último foi Luis Suárez, em 1960, já depois de Alfredo di Stéfano ter recebido o troféu em 1957 e 1959.
Na corrida ao galardão, agora coorganizado pela revista France Football e pela UEFA, estavam dois portugueses, Rúben Dias e Vitinha, sendo que o defesa do Manchester City ficou na 23.ª posição e o médio do Paris Saint-Germain foi 27.º.