BOMBEIRO LUSO-AMERICANO DE 45 ANOS PERDEU A VIDA EM NEWARK, NJ NO EXERCÍCIO DAS SUAS FUNÇÕES
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A tragédia bateu ontem, quarta-feira, à porta de uma família portuguesa oriunda do Distrito de Aveiro e radicada na cidade de Newark, no estado norte-americano de New Jersey.
A morte do bombeiro Augusto Acabou, de 45 anos, ocorrida num cargueiro italiano no Porto de Newark, apanhou de surpresa os Acabou, uma família que tem pelo menos três elementos ligados à Protecção Civil e Segurança Pública (o falecido bombeiro tem um irmão que é capitão da Polícia de Clark, Miguel Acabou, e outro irmão na Polícia de Newark).
O falecido bombeiro luso-americano Augusto Acabou tinha 45 anos e dez de experiência na Protecção Civil
O bombeiro Wayne Brooks, de 49 anos, também perdeu a vida tragicamente no mesmo incêndio
No trágico acidente ocorrido a bordo do Grande Costa D’Avorio, que transporta contentores com automóveis, perdeu ainda a vida outro bombeiro, Wayne Brooks.
“Hoje estamos de luto por dois irmãos que sacrificaram tudo, incluindo a vida”, escreve, em nota nas redes sociais, a PAFA (Portuguese-American Firefighter Association), que tem como Presidente o luso-americano John Ferreira. “Duas pessoas que fariam tudo pelos amigos e pela família. Nunca serão esquecidos, a vossa memória estará sempre em nós. Descansem em paz e até ao nosso reencontro.”
O triste incidente, que está a ser investigado pelas autoridades municipais e do condado, vem lembrar quão perigosa é a ocupação de bombeiro.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do quartel de bombeiros na Ferry Street onde estava colocado o bombeiro luso-americano Augusto Acabou, que ontem perdeu a vida: esta manhã já tinha a bandeira a meia haste
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Ramo de flores deixado esta manhã pela PAPA (Portuguese-American Police Association) em frente à esquadra de bombeiros da Ferry Street onde o luso-americano Augusto Acabou estava colocado (o profissional de Protecção Civil tem dois irmãos na Polícia)
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O falecido bombeiro esteve na cerimónia em que o irmão Miguel, da Polícia de Clark, foi elevado a capitão com vários elementos da família
Augusto Acabou é filho dos emigrantes Manuel e Maria Acabou, naturais da Torreira-Murtosa (distrito de Aveiro), e cresceu no Ironbound, o bairro português no coração da cidade de Newark; enquanto os irmãos optaram pela carreira policial, Augusto escolheu envergar a farda de “Soldado da Paz” e estava afecto a uma esquadra na Ferry Street, a Truck N.º 8 Engine 16.
Ainda não há informação sobre as exéquias fúnebres.