BOTA DE OURO: Gyokeres precisa de Mbappé e Salah

Viktor Gyökeres pode este fim de semana tornar-se o primeiro futebolista da I Liga portuguesa a conquistar a Bota de Ouro desde o brasileiro Mário Jardel, em 2001/02, mas para isso precisa que Mbappé e Salah estejam desinspirados.

Com as contas do campeonato nacional já fechadas, o avançado do Sporting registou 39 golos, mais 10 do que Mbappé com o Real Madrid em Espanha e mais 11 que Salah com o Liverpool em Inglaterra, quando ambos ainda têm uma jornada por disputar.

Por actuar na I Liga portuguesa, ou seja, um campeonato fora das chamadas ‘big 5’, Gyö-keres têm um coeficiente de apenas 1,5 contra dois do francês e do egípcio, estando os três praticamente colados na luta pelo maior goleador europeu em 2024/25.

Por essa razão, o internacional sueco soma 58,5 pontos, seguido de Mbappé, com 58, e Salah, com 56.

Um golo apenas do internacional francês no sábado, na recepção do Real Madrid à Real Sociedad, será suficiente para acabar com o so-nho de Gyökeres e com a inscrição de um nome da I Liga portuguesa na Bota de Ouro desde Jardel, também pelo Sporting, no inicio do novo século.

Já Salah, no domingo, no Liverpool-Crystal Palace, necessita de bisar para ultrapassar o sueco.

Com tudo fechado na Alemanha, o inglês Harry Kane, do Bayern Munique, com 26 golos e 52 pontos, está fora da corrida e da repetição do sucesso da última época.